O termo "Shopping Cart", traduzido do inglês, significa "Carrinho de Compras". Em um website de comércio eletrônico ou e-commerce, é uma interface que facilita a aquisição de produtos pelo usuário.
O funcionamento do carrinho de compras em um site de e-commerce é bem similar ao carrinho físico em um supermercado. Quando o usuário encontra um produto de interesse, ele pode "adicionar ao carrinho" – esse produto então vai para o "carrinho de compras" virtual do site. O usuário pode continuar adicionando itens no carrinho ou optar por finalizar a compra. Ao finalizar a compra, o site guia o usuário através do processo de pagamento e coleta de detalhes para envio do produto.
Além disso, é comum a funcionalidade de salvar os itens no carrinho para uma compra futura caso o usuário ainda não esteja pronto para finalizar à compra.
Um carrinho de compras eficiente é crucial para a experiência do cliente em uma loja online. Ele pode influenciar decisões de compra e deve ser fácil de usar, oferecer uma visualização clara dos produtos adicionados, e permitir ao usuário modificar a quantidade ou remover itens com facilidade. Além disso, ele deve oferecer um processo de checkout (finalização de compra) seguro e ágil.
Em uma plataforma de e-commerce com venda recorrente e clubes de assinatura, o carrinho de compras pode exibir também itens de assinatura, que se renovam automaticamente com o passar do tempo, e permitem ao usuário se inscrever para receber um produto ou serviço regularmente.