Idealizar, organizar e montar uma loja virtual de sucesso é uma tarefa um pouco complexa e tudo precisa ser feito corretamente para que esse modelo de negócio seja capaz de prosperar em uma era em que a concorrência é enorme e todas as empresas estão sempre em busca de se atualizar e se adaptar as novas demandas do mercado e dos consumidores de maneira eficaz.
Afinal, a previsão é que em 2023 o e-commerce cresça o faturamento em R$185,7 bilhões, mostrando o crescimento exponencial desse mercado tão competitivo.
Então, se esse é o seu projeto para 2023, confira no nosso post de hoje algumas dicas extremamente valiosas para que você tenha uma loja virtual de sucesso, e colha bons frutos dessa iniciativa, que é o objetivo de todo empreendedor.
Plataforma de e-commerce
O primeiro passo para que você tenha um e-commerce bem-sucedido é, sem dúvidas, a escolha de uma plataforma de e-commerce completa e integrada para você montar a sua loja. Esse é um dos fatores primordiais para a sustentabilidade do seu negócio no mundo virtual pois se você escolher uma empresa que seja capaz de se adaptar com o crescimento da sua empresa.
Certifique-se de pesquisar todas as opções possíveis, listar os prós e contras de todas, para escolher a opção mais adequada para o seu negócio.
Essa também é uma dica valiosa para quem já tem um e-commerce, mas está insatisfeito com os atuais resultados. Migrar de plataforma de e-commerce pode ser um dos primeiros passos para o seu negócio voltar a crescer.
Segurança
Por mais que hoje em dia as pessoas tenham mais confiança em comprar pela internet, priorizar a segurança do seu e-commerce é algo fundamental para o crescimento dele. De acordo com uma pesquisa realizada pela PSafe, 48% dos brasileiros não se sentem seguros ao navegar pela internet.
Por isso, é extremamente importante que a plataforma que hospeda o seu e-commerce possua certificados de segurança de transação e dados, como o Certificado SSL (Secure Socket Layer), que ficará responsável pela proteção de todos os dados que o consumidor fornecer ao comprar na sua loja virtual, o que passa mais credibilidade para o seu site e impede que os seus clientes tenham a sua segurança violada.
Outro certificado muito importante de levar em consideração é o PCI Compliance, uma certificação mundial que avalia o nível de segurança de empresas que utilizam dados de cartões de crédito dos compradores.
Marketing
Crescer na internet e alcançar usuários que procuram pelos seus produtos é uma tarefa que depende de um bom marketing digital. Escolha uma agência especializada em SEO ou capacite a sua equipe interna que cuidará dessa parte para que o seu negócio seja facilmente encontrado pelos consumidores nos motores de busca, e que, além disso, saibam trabalhar com mídias sociais e Google Ads para garantir que as pessoas cheguem até o seu site.
Ao conseguir esse tráfego (orgânico ou pago), você estará efetivamente mostrando os seus produtos ou serviços para quem tem algum interesse neles e a partir daí você terá um público para trabalhar todo o processo de venda do seu negócio.
Sem isso, de nada adiantará ter um site bacana, pois as pessoas não chegarão até ele porque os seus concorrentes estarão fazendo um trabalho de marketing digital que você não faz e isso acabará te impedindo de ser descoberto por novos usuários. Então, não se esqueça que o marketing é muito importante para o sucesso do seu negócio!
Venda com recorrência
Atualmente, para ter uma loja virtual de sucesso, é extremamente importante apresentar mais de uma opção de compra para os seus consumidores, para que o seu e-commerce se destaque perante aos concorrentes.
Além do modelo tradicional do e-commerce, uma boa opção é vender os seus produtos com recorrência através de clubes de assinaturas. Essa é uma excelente estratégia para fidelizar clientes, oferecer descontos, ter previsibilidade de renda, entre outras diversas vantagens. A venda recorrente foi listada como uma das 15 maiores tendências para o e-commerce em 2023 pelo The Future Of Ecommerce, referência internacional no assunto.
É importante levar em consideração se a sua plataforma está preparada para receber pagamentos recorrentes e te ajudar a montar um clube de assinatura estruturado.
Qualidade no atendimento
Uma loja virtual oferece condições mais atrativas para os consumidores porque os custos para se ter um e-commerce, de maneira geral, são inferiores aos de uma loja física, mas se a qualidade do seu atendimento e a experiência do usuário ao comprar no seu site não for boa, com o passar do tempo, a sua empresa vai perder espaço no mercado para concorrentes que oferecem um atendimento melhor e uma experiência diferenciada.
Portanto, seja criativo e procure maneiras diferentes e eficientes de atender as necessidades do seu consumidor para que a concorrência não o leve de você e, além disso, você ainda consiga atrair ainda mais usuários por conta da sua boa reputação.
Inclusive, essa é uma vantagem que a internet oferece para as empresas (se você prestar um bom serviço, é claro): por conta das redes sociais e da força que elas têm no cotidiano das pessoas, qualquer usuário pode recomendar a sua loja e fazer marketing espontâneo para o seu negócio.
Por essa razão (e muitas outras), é essencial ter todo o cuidado com a experiência do consumidor ao navegar no seu site, ao comprar na sua loja e até no pós-compra, para que esse marketing espontâneo seja positivo e melhore a sua reputação no mercado, o que ajuda a manter a sua empresa firme frente aos seus concorrentes.