A cobrança recorrente para clubes de assinatura tem ganhado mais espaço no Brasil e já é uma modalidade de pagamento muito forte no exterior. O mercado global de assinaturas deve crescer de US$ 4.054 milhões em 2021 para US$ 7.813 milhões em 2025.
O mercado de assinaturas está em rápido crescimento, ainda mais com a transformação digital induzida pela pandemia.
À medida que o mundo está pegando o bonde da assinatura, você sabe o que é cobrança recorrente e como ela pode apoiar seus negócios?
Neste artigo, vamos falar exatamente sobre isso.
O que é cobrança recorrente?
A cobrança recorrente ocorre quando as empresas de assinatura cobram de seus clientes um produto ou serviço regularmente. A frequência da programação de cobrança pode ser mensal, trimestral ou anual.
É o processo de garantir que as assinaturas do seu produto ou serviço sejam faturadas com precisão e pontualidade para cada cliente, contabilizando impostos, rateio, falhas de pagamento, etc.
Aqui estão alguns dos negócios que alavancaram com o pagamento recorrente:
- SaaS (System as a Servise): Slack, Dropbox, Super Lógica
- eCommerce:, caixas de assinatura como Lumnitybox e Wine
- Entretenimento: Netflix, Amazon Prime, Hulu
- Saúde e fitness: SmartFit
- Educação e e-learning: Udemy
- Publicações: Folha de São Paulo, Época
Como funciona a cobrança recorrente?
Depois que o cliente assinou seu produto ou serviço, a cobrança recorrente permite que você processe pagamentos recorrentes dele. Para processar o pagamento com segurança, são utilizados gateways de pagamento.
Depois que a transação é autorizada e processada, são contabilizados e gerados relatórios para que a contabilidade faça um reconhecimento preciso da receita.
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Coleta de pagamento ➡ | Gateway de pagamento |
Faturamento do pagamento para negócio ➡ | Contabilização do pagamento |
Registro de pagamento do cliente ➡ | Envio de Nota Fiscal |
Faturamento recorrente para seu negócio de assinatura
Se você tem um negócio de SaaS ou Assinatura, ou planeja iniciar um, uma das coisas mais críticas e frustrantes que você encontrará é a estratégia de preços. Mas se seus preços estiverem corretos e você fornecer valor aos assinantes, sua base de clientes crescerá.
Se, neste ponto, você não usar uma plataforma que ofereça a gestão de cobrança recorrente para dar suporte ao seu modelo de negócios, é como colocar combustível de aviação em um motor a vapor.
Como Jason Fried diz: “A complexidade é como um vazamento no seu telhado. Começa pequeno. Mas com o tempo, isso causa danos reais. E uma vez que o dano começou, é difícil parar. Melhor não deixar isso acontecer em primeiro lugar.”
As necessidades de cobranças para clubes de assinatura em crescimento estão em constante evolução. Um sistema interno pode gerar faturas automaticamente, mas a bolha logo vai estourar.
Os sistemas de faturamento locais não conseguem lidar com a complexidade do faturamento recorrente para empresas em rápido crescimento que vêm com expansão global, experimentos de preços, descontos e complementos.
Para atender a essas necessidades e evitar danos futuros, conte com a Betalabs: uma plataforma de venda recorrente completa. Controle sua recorrência, cobranças, estoques, emita NFs e tenha relatórios personalizados gerados em tempo real.
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