Tráfego orgânico é um termo usado no mundo digital para se referir ao número de visitas que um site recebe de maneira natural, sem o uso de anúncios ou outras estratégias de marketing pagas. Em outras palavras, é quando o usuário encontra o seu site através de uma pesquisa no Google ou Bing, por exemplo, ou por meio de compartilhamentos nas redes sociais.
Esse tipo de tráfego é muito valorizado no e-commerce e em plataformas de venda recorrente, pois gera mais credibilidade e tende a trazer um público mais qualificado e interessado no que a sua empresa tem a oferecer. Além disso, o tráfego orgânico pode trazer um ótimo retorno sobre o investimento, já que não é preciso pagar por ele diretamente, apenas investir em estratégias de SEO (Search Engine Optimization), as quais envolvem melhorar a relevância e visibilidade do seu site nos motores de busca.
Portanto, cuidar do tráfego orgânico é uma parte fundamental da estratégia de qualquer empresa que opera online, pois ele pode contribuir significativamente para o aumento das vendas, da base de clientes e, consequentemente, do sucesso da empresa.