Seja paranóico com custos!

custo

Série Rasgando o Manual

A Betalabs é uma empresa que se orgulha por ser definida por três simples palavras: Tecnologia, Meritocracia e Austeridade. Nós acreditamos que uma operação sólida, lucrativa e baseada em um time de ponta são a chave para o crescimento sustentável de um negócio.

Pensando em difundir nossa visão sobre empreendedorismo faremos uma série de posts com o tema “Rasgando Manual”. Vale lembrar que essa é a nossa visão (que funciona pra gente) e não uma verdade universal.

Seja paranóico com custo!

A maioria dos cursos ou livros que abordam gestão financeira enfatizam sempre a necessidade de um bom planejamento de fluxo de caixa como questão vital para qualquer negócio. Esse controle é, de fato, extremamente importante, mas costumamos olhar mais para ele como uma ferramenta indispensável para mapear e cortar custos desnecesssários ao negócio.

A lógica por trás desse raciocínio é bastante simples: Lucro é o resultado do cálculo simples de receitas menos despesa. Analisando a equação do ponto de vista de previsibilidade e controle é obvio que é mais fácil projetar e controlar custos, afinal ele depende mais da sua operação que a receita que é mais afetada pelo mercado, por exemplo.

Tendo isso em mente a nossa sugestão para os empreendedores é levar muito a sério a paranoia com custos. É importante entender quais são as despesas realmente necessárias e evitar a unhas e dentes custos fixos! Custo fixo é dinheiro que abate mensalmente o lucro do negócio. Essa cultura precisa ser difundida entre os colaboradores para que seja aplicada em cada contratação ou compra, desde material administrativo até a escolha de fornecedores de infraestrutura. Parafraseando o pessoal do banco Garantia: “Custo é igual a unha, tem-se que cortar sempre.”

A filosofia de orçamento base zero é uma opção para começar a analisar custos de uma maneira mais crítica. Essa é uma abordagem que inverte a lógica tradicional do processo de orçamentação, na qual os gestores de departamentos justificam apenas as variações em relação aos anos anteriores. Num orçamento base zero, por outro lado, cada item do orçamento precisa ser explicitamente aprovado, e não apenas as alterações em relação ao ano anterior.

No nosso negócio o orçamento e a gestão de custo é extremamente estratégica, e mesmo tomando mais tempo dos gestores tem acompanhamento e reavaliação constantes para evitar que o negócio caia em uma armadilha de inflação de custo. Afinal quanto menor o custo fixo maior é a rentabilidade do negócio e quando não se tem capital de investidor cada centavo economizado vale muito no futuro da empresa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp Comercial

  • Hidden
  • Hidden
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.