O que é a gestão de assinaturas no e-commerce?
A gestão de assinaturas é o controle dos pagamentos recorrentes de um negócio, para que o assinante possa ter a melhor experiência possível. Para isso, é importante que o clube de assinaturas ofereça uma área do cliente intuitiva, a qual deve conter todas as informações necessárias para o controle dos planos e dos pagamentos.
Nesse artigo, nós separamos algumas informações importantes sobre gestão de assinaturas e área do cliente, para que você possa aplicar as técnicas certas no seu negócio.
Como deve ser a área do cliente no sistema de assinaturas
A área logada do cliente deve conter todos os detalhes possíveis das assinaturas, e estes devem ser constantemente atualizados de acordo com as alterações dos planos. É importane que os clientes sejam notificados quando ocorrerem alterações.
Além disso, é importante que na área do cliente estejam as informações dos ciclos das assinaturas (ou faturas, no caso de serviços). Os ciclos de assinaturas são o período que uma assinatura dura até o pagamento da mensalidade, quando se começa um novo ciclo.
Opções de atualizar e trocar os meios de pagamento é outra função importante que a área do cliente deve ter, e é importante que isso seja feito sem dor de cabeça.
Insira, também, informações para contato, para caso de dúvidas ou problemas, o seu cliente possa recorrer ao atendimento e solucionar a questão o mais rápido possível.
Por fim, é importante que tudo seja seguro e acessível apenas por https (SSL), para proteger tanto as informações pessoais, quanto as de pagamento. Na hora de escolher uma plataforma, preze por uma que tenha certificações de segurança.
Área do cliente na plataforma Betalabs
A área do cliente conta com as informações básicas cadastrais (Nome, documento, endereço, contato).
O cliente também pode consultar seus pedidos e o status de suas assinaturas quando o site utiliza um clube.
Nos detalhes da assinatura, é possível consultar todos os dados, trocar meios de pagamento de cobranças recorrentes, pausar ou cancelar sua inscrição no clube. Todas essas opções podem ficar ocultas para trabalhar diferentes formatos de clube.
O usuário também tem uma área para administrar seus cartões salvos no site, é nesse local que será incluído um novo cartão que pode posteriormente ser relacionado às assinaturas ativas.
Diferenciais da nossa gestão de assinaturas e área do cliente:
- Pausa das assinaturas;
- Cancelamento sem taxa;
- Alteração do método de pagamento;
- O administrador pode determinar quantas pausas de assinatura um plano pode ter, além de controlar os ciclos de pausa da assinatura;
- Os clientes são notificados quando a jornada da assinatura está prestes a acabar;
- A Betalabs possui certificação PCI Compliance, que garante a segurança e proteção de dados nas transações online.
Case de sucesso: clube de vantagens com área do cliente
A Dr. Central é uma plataforma que reúne cerca de 300 médicos e por apenas R$30,00 mensais, oferece:
- Clínico Geral e pediatra on-line e grátis 24h;
- Descontos de até 30% em consultas presenciais;
- Exames com até 50% de desconto;
- Mais de 300 médicos credenciados;
- Descontos em farmácias;
- Descontos em diversos parceiros.
Eles inovam ao se diferenciarem dos serviços de convênio tradicionais. Os assinantes, por exemplo, não possuem carteirinhas, basta que acessem a Área do Cliente para utilizar os Benefícios!
Na Área do Cliente, como foi mostrado, os assinantes possuem controle dos pagamentos, pausas, cancelamentos, meios de pagamento, etc. Além disso, no caso da Dr. Central, os clientes conseguem acessar os benefícios atavés da plataforma e consumi-lós por lá.
Plataforma para gestão de assinaturas e área do cliente
A Betalabs é a maior platafroma para gestão de pagamentos recorrentes (assinaturas) e e-commerce! Com pouco mais de 10 anos de história, já possuimos mais de 600 cases de sucesso e atendemos mais de 500.000 assinantes!
A nossa maior preocupação é entregar uma plataforma completa para os e-commerces brasileiros, que vai facilitar a gestão dos negócios, para que eles possam crescer cada vez mais de maneira prática e saudável.
- Nós não cobramos percentuais sob as vendas;
- Possuímos um sistema de gestão ERP nativo;
- Dezenas de integrações de logística e marketing para melhorar a sua experiência;
- Área do cliente;
- Layouts básicos ou personalizados;
- Integração com marketplaces;
- One step checkout e login social;
- Melhor gestão de promoções;
- Dashboards de gestão
Entre outras dezenas de vantagens! Fale com um consultor comercial e saiba como podemos crescer juntos!