Como criar um clube de assinaturas para a sua papelaria

Como criar um clube de assinaturas para a sua papelaria.

Clubes de assinaturas de papelaria

O segmento de clube de assinaturas de papelaria cresce cada vez mais, se destacando no cenário do e-commerce. Essa alta se da pela necessidade cada vez maior dos consumidores de realizarem as compras e receberem os produtos no conforto de casa, combinado com o aumento das aulas e dos trabalhos realizados em casa desde a eclosão da pandemia do corona vírus, aumentando a necessidade da utilização de materias de papelaria em casa.

Um levantamento feito pela Neotrust, entre o primeiro trimestre de 2020 e o mesmo período de 2021, mostra que as vendas online das papelarias aumentou em 31%. Em contrapartida, a pandemia também afetou o comportamento dos consumidores no sentido que 95% dos consmidores se mostram mais preocupados com as finanças pessoais, segundo pesquisa feita EY Parthenon.

Nesse contexto, os clubes de assinatura se destacam pelo custo beneficio na aquisição desses produtos, tendo em vista que os assinantes podem gastar um valor fixo mensalmente, e receber os produtos tão desejados em casa com periodicidade, ao invés de realizarem inúmeras compras esporádicas no decorrer das semanas.

Vantagens de ter um clube de assinaturas para a sua papelaria

As vanatagens em ter um clube d evenda recorrente para o seu negócio são várias. Entre elas, destaca-se a previsibilidade do seu faturamento. Uma vez que você possuir uma boa base de clientes que assinam os seus planos mensais, você saberá o minimo que irá lucrar todo mês. Isso permite que você planeje os seus investimentos em marketing, gestão, produção, entre outras áreas da empresa.

Uma outra vantagem está na fidelização dos seus clientes. Uma das partes mais difíceis da conversão de leads está em convencê-los que o seu produto é o ideal para eles. Depois, surge outra dificuldade: continuar convencendo eles disso, para que eles voltem a comprar na sua loja. Com o clube de assinaturas, essa não é uma preocupação, uma vez que o cliente se juntou ao seu clube, é porque ele está interessado em continuar sendo o seu cliente.

Enretanto, não se engane que você só terá trabalho na hora de fechar os contratos. Manter um bom relacionamento com os seus clientes é um trabalho constante e que precisa de muita atenção – esse trabalho só será simplificado!

Além disso, ter um clube de assinatura é uma forma de você se destacar no mercado. Apesar dos clubes de assinatura terem crescido 19% em 2021, apresentando uma forte tendência, esse mercado ainda pode ser muito explorado, por isso ingressar nele é uma forma de ficar à frente dos seus concorrentes.

Como criar um clube de assinaturas para a minha papelaria

É mais do que perceptível que, se você tem uma papelaria, ou pretende investir nesse nicho, o mercado de clube de assinaturas é uma excelente oportunidade para aumentar o seu faturamento. Por isso, nós separamos algumas dicas cruciais a serem seguidas na hora de fazer o planejamento do seu clube.

Segmente o público

Segmentar o seu público é uma das mais importantes etapas iniciais na hora de criar o seu clube. Principalmente quando falamos de papelaria, pois existem diversos tipos de produtos. Se a sua loja vende itens de escritório mais tradiconais, como agendas e canetas simples e em com designs sóbrios, provavlemente irá atingir um público adulto. Se a sua loja venda produtos mais utilizados por estudantes, como post-its, adesivos e canecas coloridas, o seu público deve ser  adolescente. E porque nõ criar um clube de papelaria para crianças, onde os paiss vão receber itens coloridos e educativos que ajudam a criança a desenvolver o interesse nos estudos?

Uma dica essencial na hora de planejar o seu público alvo, é a criação de uma persona. Uma buyer persona é a personificação dos consumidores que você pretende atingir. Liste a idade, gênero, onde eles moram, interesses, dores, qualidades, perfil de investimento, cores favoritas, atividades diárias… a lista de características é longa! Nessa hora, seja criativo e detalhista, pois as suas personas irão te ajudar a guiar todas as suas outras ações.

Defina o seu diferencial

Planejar qual será o seu diferencial perante aos concorrentes do seu mercado significa aumentar as suas chances de sucesso. Nessa hora, utilize a sua persona como aliada. É um público geek, feminino ou executivo? Essa especificação é um excelente diferencial!

Além disso, o que mais o seu clube pode oferecer? O design dos produtos é mais bonito do que de outros itens de papelaria? Os seus produtos ajudam na produtividade e organização de um escritório?

O que tem de diferente na sua empresa que irá fazer os leads assinarem os seus planos, e não os dos concorrentes?

Escolha uma boa plataforma

A sua maior parceira nea jornada será uma boa plataforma para o seu site e para o seu clube, portanto escolha com cuidado, pois é essa empresa escolhida que irá te acompanhar desde o inicio e te ajudar em todos os detalhes até o seu clube ir ao ar.

A Betalabs é uma das pioneiras e maiores do ramo, com mais de 700 cases de sucesso e 500.000 assinantes! Não são cobrados percentuais sobre as vendas, é oferecido um sistema de gestão nativo, API aberta para integrações, suporte humanizado, além de diversas outras vantagens!

Faça um plano de marketing

Uma vez que o seu clube tiver o apoio de uma boa plataforrma e de bons profissionais, é hora de ir ao ar! Atualmente, entende-se a grande importância do marketing para as empresas. Para fazer um lançamento produtivo, com captação de leads, é importante investir em canais de comunicação online, como redes sociais, e-mail e blogs. Patrocinar posts nas redes e links no Google é uma outra forma de posicionar a sua marca no digital e  alcançar resultados mais rápidos.

Uma outra estratégia que pode ser muito bem aproveitada pelas papelarias é o marketing de influência. Enviar as suas boxes para criadores de conteúdo desse nicho, é uma excelente forma de divulgar os seus produtos, alcançar um público maior e captar leads qualificados.

Invista uma parte da sua verba em uma comunicação bem feita para o seu clube, e os clientes chegarão com muita mais facilidade e em maior número.

Luan Gabellini

Luan Gabellini

Sócio fundador da Betalabs, especializado no desenvolvimento de plataformas de e-commerce, Clubes de Assinatura e Sistema de gestão ERP.

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Luan Gabellini

Luan Gabellini

Sócio fundador da Betalabs, especializado no desenvolvimento de plataformas de e-commerce, Clubes de Assinatura e Sistema de gestão ERP.

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