Clube de assinatura de alimentos: 5 passos para criar o seu!

5 passos para criar um clube de assinatura de alimentos

Navegue por tópicos!

Clubes de assinatura de alimentos

Clube de assinatura de alimentos é um dos segmentos que mais crescem no e-commerce atualmente. Isso porque, desde o inicio da pandemia, os consumidores estão se sentindo mais familiarizados com as compras online, além de estarem mais interessados em explorar o universo dos alimentos.

Além disso, os clubes de assinatura são uma das maiores tendências para os próximos anos, pois entregam produtos diferenciados, selecionados com curadoria, no conforto da casa dos assinantes. Segundo pesquisa feita pela Betalabs, apenas em 2021 existiam mais de 6.000 clubes de assinatura no Brasil, sendo aqueles da categoria de alimentos correspondente a 15% do total de clubes de assinatura, atrás apenas de livros e bebidas.

Como criar um clube de assinatura para a minha empresa

Percebe-se que criar um clube de assinaturas para a sua empresa é uma forma de inovar no mercado, ter um diferencial perante aos concorrentes, além de entregar um serviço especial e de qualidade para os seus clientes. A seguir, iremos trazer os principais passos para você criar o seu clube de assinatura de alimentos.

Segmentar o seu público

Planejar o seu público-alvo é um dos primeiros passos a serem tomados, além de ser um dos mais essenciais. É um público infantil, jovem, ou adulto? Além disso, procure segmentar o máximo possível, para criar um produto bem especializado, mapeando as dores desse público. São intolerantes a lactose? Chocólatras? Seguem uma dieta low carb? Através disso, você saberá quem é o seu público, quais as suas vontades, e como o seu clube pode saciá-las.

Nessa etapa, outra dica importante é você criar uma persona dos seus consumidores. Cria uma caracterização completa dos clientes. Idade, gênero, onde mora, do que eles gostam ou não gostam, alergias, preferências alimentares, classe social, personalidade, entre diversas outras caraterísticas. Essas especificações irão te ajudar na hora de criar um produto totalmente personalizado para esse público, além de te auxiliar nas ações de marketing.

Planejar o seu diferencial

Como foi dito, os clubes de assinatura estão crescendo e ganhando cada vez mais destaque no mercado do e-commerce. Porém, se o seu clube oferecer produtos de qualidade e possuir um ótimo diferencial, as chances de sucesso são altas. Para isso, use como aliado o seu público segmentado. A sua empresa irá atender a um público carioca, mineiro, de alta, ou de baixa renda? Os produtos do seu clube de assinatura irão oferecer luxo, acessibilidade, criatividade, exclusividade? Após definir o seu produto, é muito importante se perguntar o que ele traz de diferente para o público.

Se inspirar em quem já está fazendo sucesso

Para qualquer ramo no qual você irá investir, é extremamente importante que você estude cases de sucesso e se inspire neles. O que esses clubes fizeram que deu tão certo, e que pode te ajudar a se destacar no mercado?

A Grani Lover Box, por exemplo, é um clube de assinatura de alimentos para quem tem restrições alimentares. Eles oferecerem produtos sem leite, lactose, glúten e veganos, além de opções sem açúcar. Tudo isso sem deixar de lado as texturas e os sabores. O sucesso desse clube se dá devido à especificidade e qualidade dos alimentos.

Outra clube de sucesso é O Peixeiro, clube de assinatura de peixes selecionados com curadoria. Nos planos, o assinantes seleciona a periodicidade, o tipo e a quantidade em quilos de peixe que deseja receber no conforto de casa. O sucesso deve-se à aposta em um alimento tão comum no cardápio brasileiro, porém de maneira inovadora em oferecer esse tipo de alimento por assinatura.

Ter um plano de divulgação estratégico

Já foram-se os dias nos quais a comunicação era desvalorizada. Atualmente, entende-se que utilizar as redes sociais, a busca orgânica do Google, propagandas pagas, posts patrocinados, e-mail marketing, entre outras ações estratégicas, é o que irá ajudar o se clube a ganhar visibilidade no mercado, principalmente se ele for recém-criado. Separa uma parte da sua verba para investir na comunicação bem feita do seu clube de assinatura de alimentos, e os clientes chegarão com muita mais facilidade e em maior número.

Escolher uma boa plataforma

Por fim, a sua maior aliada nessa jornada será uma boa plataforma de clubes de assinatura, já experiente no mercado, que irá te acompanhar desde o inicio e te ajudar nos detalhes até o seu clube ir ao ar.

A Betalabs é uma das pioneiras do ramo, com mais de 700 cases de sucesso e 500.000 assinantes! Não são cobrados percentuais sobre as vendas, é oferecido um sistema de gestão nativo, API aberta para integrações, suporte humanizado, além de diversas outras vantagens!

Faça como diversos clubes de assinatura de alimentos, além da Grani Lover Box e O Peixeiro, e crie um clube de assinatura com uma plataforma que oferece as soluções mais completas, comprovadamente efetivas!

Luan Gabellini

Luan Gabellini

Sócio fundador da Betalabs, especializado no desenvolvimento de plataformas de e-commerce, Clubes de Assinatura e Sistema de gestão ERP.

Conheça a Betalabs
Luan Gabellini

Luan Gabellini

Sócio fundador da Betalabs, especializado no desenvolvimento de plataformas de e-commerce, Clubes de Assinatura e Sistema de gestão ERP.

Conheça a Betalabs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Whatsapp Comercial

  • Hidden
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.