No universo do e-commerce, o termo chargeback refere-se a um processo que ocorre quando um cliente solicita o cancelamento de uma compra feita por cartão de débito ou crédito, diretamente à operadora do cartão, por algum motivo específico, como fraude ou insatisfação com o produto ou serviço. Em outras palavras, é quando o valor da transação é devolvido ao cliente.
Durante a operação de chargeback, o empreendedor é instantaneamente penalizado, pois além de perder o produto que foi vendido e enviado ao comprador, ele precisa devolver o valor da transação. Além disso, muitas operadoras de cartão de crédito cobram taxas adicionais por cada chargeback realizado.
Controlar e gerenciar chargebacks é fundamental para qualquer negócio que opere no e-commerce. Eles podem afetar a saúde financeira da empresa, comprometendo a margem de lucro e podendo até causar o bloqueio da conta pelo provedor de pagamento. Por isso é importante ter estratégias sólidas para prevenir fraudes, como a verificação rigorosa de pagamentos e a garantia de um bom atendimento ao cliente.
Na plataforma de e-commerce que possui uma ferramenta de venda recorrente e clubes de assinatura é essencial o controle de chargeback, visto que assinaturas implicam em debito recorrente, e um alto índice de chargeback pode tornar sua atividade inviável. Adicionalmente, se esse índice for muito alto, a empresa de cartão de crédito pode cancelar o contrato com o lojista.
Portanto, controlando o índice de chargeback e mantendo-o o mais baixo possível, você garante a operação saudável de sua loja online e evita perdas financeiras desnecessárias.