Ter uma área do cliente efetiva no seu site ou na sua plataforma é muito essencial para seu negócio. Isso permite otimizar a jornada do usuário, uma vez que todas as informações importantes para ele (e você, também) ficam concentradas em um só lugar.
Porém, antes de mais nada, é fundamental saber exatamente como funciona a área do cliente. Assim, você oferece a melhor experiência para seus clientes, facilitando as solicitações e o acompanhamento das compras feitas em sua plataforma digital, além do seu gerenciamento.
O que é área do cliente?
Primeiro, é preciso saber o que é a área do cliente. Tendo isso claramente, fica mais fácil tanto entender a importância dessa página no seu site ou na sua plataforma quanto pensar em uma efetiva para seus clientes.
Basicamente, a área do cliente é uma página destinada às informações pessoais de cada cliente da sua loja online. Nesse espaço, é possível desde editar as informações pessoais, como nome completo e endereço, até conferir detalhes da compra e acompanhar a entrega.
Ao contrário do que pode parecer à primeira vista, o espaço do cliente também otimiza a gestão da sua loja online. Ele permite visualizar com facilidade as informações necessárias para seguir com o processo de venda da sua plataforma e até gerir as solicitações feitas pelo cliente.
O que uma área do cliente deve apresentar?
Tenha em mente que a área do cliente deve ser personalizada de acordo com o segmento do seu negócio online. Por exemplo, nem todos os e-commerces precisam confirmar reservas ou emitir segunda via de boleto. Apesar disso, algumas informações básicas costumam estar presente em todas, como:
- dados do cliente: nome completo, data de nascimento, CPF para emissão de nota fiscal, endereço, etc.;
- dados de pagamento: número do cartão de crédito, nome do titular, espaço para incluir cupom de desconto/premiações, registros de compras passadas, etc.;
- meus pedidos: informações sobre o produto adquirido, como se ele já consta como pago, se já está com a transportadora, prazo de entrega, etc.;
Como mencionamos, as outras informações variam de acordo com as necessidades do seu segmento. No caso de plataformas de compras recorrentes, por exemplo, é interessante ter um espaço que detalhe o tempo da assinatura feita, as entregas anteriores e as previstas, opção para a troca da forma de pagamento e afins.
Segurança da área do cliente
Um ponto altamente relevante é a segurança das informações da área do cliente. Afinal, nesse espaço, constam nome, endereço, número de documentos e demais informações sensíveis, que precisam estar devidamente seguras.
Aliás, é importante que seu site ou sua plataforma esteja devidamente adequada à LGPD. Além da segurança dos dados dos seus clientes, você garante sua segurança, evitando advertências e multas por não ter se conformado com a lei.
Em complemento, é necessário aderir a ferramentas para a segurança, como certificados SSL, sistemas antifraudes e selos que autentiquem a segurança do site ou plataforma. Também não se esqueça de realizar constantes testes de segurança, para identificar e corrigir rapidamente toda e qualquer falha que surgir neste âmbito.
Contrate profissionais especialistas no assunto
A área do cliente é uma parte importante do seu e-commerce, tanto pela transparência nas informações passadas para o cliente quanto pela gestão do seu negócio online. Por isso, é preciso contar com profissionais para personalizar o espaço e garantir a segurança das informações contidas nele.
A plataforma Betalabs oferece uma área do cliente totalmente intuitiva e segura, para você e seus clientes não terem dores de cabeça no momento de analisar ou consultar as informações contidas nela. Para saber mais, entre em contato com um de nossos consultores e entenda melhor como ter um espaço que atenda suas necessidades!