Você sabe o que é gestão por competência?

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Qualquer empreendimento bem-sucedido necessariamente possui uma gestão extremamente eficiente e uma das formas de melhorar esse aspecto da sua empresa é utilizando a gestão por competência. Por isso, nesse post nós vamos te explicar o que é isso e como você pode usar essa forma de gestão para otimizar os processos e resultados do seu negócio.

Gestão por competência é uma maneira bastante eficaz de administrar uma empresa independentemente do tamanho dela, uma vez que colaboradores específicos serão escolhidos para gerir determinados setores da empresa com base nas suas capacidades e necessidades que a função gerencial requer.

Como isso funciona na prática?

Para conseguir implementar essa estratégia, a empresa deve analisar os perfis de cada colaborador para conseguir perceber três características que são usadas como base nesse tipo de gestão: conhecimento, habilidades e atitudes. São esses três aspectos que vão definir a capacidade e a aptidão do profissional para exercer determinado papel dentro da empresa.

O que é analisado?

Na parte de conhecimentos, é avaliado tudo o que o profissional conhece sobre a função no que diz respeito ao campo teórico a área de atuação, enquanto que na parte de habilidades é avaliado se a pessoa consegue utilizar esse conhecimento de maneira prática para aplicar no dia a dia.

Já no quesito atitudes, são avaliados aspectos como postura, proatividade, eficiência e criatividade, bem como esse profissional consegue se sair em situações adversas, por exemplo. Assim, podemos dizer que a gestão por eficiência acaba sendo uma interação entre as capacidades organizacionais e individuais do profissional com o objetivo de sempre melhorar o desempenho da empresa para que ela permaneça competitiva no mercado.  

Entretanto, essas qualidades não serão desenvolvidas pelos profissionais se não houver nenhum tipo de iniciativa da empresa para capacitar esses colaboradores de modo que eles consigam evoluir e aprimorar suas aptidões, ou seja, é preciso destinar recursos e pensar nessa estratégia como um investimento que trará retornos extremamente positivos para o negócio.

Para isso, a empresa pode oferecer treinamentos para os seus colaboradores e, de acordo com o desempenho e engajamento deles no que foi proposto, oferecer recompensas conforme os resultados obtidos ao longo do tempo. Assim, a empresa será capaz de avaliar criteriosamente quais profissionais são mais indicados para liderar diversos setores da empresa por meio desse mapeamento feito, conseguindo alocar os melhores colaboradores para cada função.

E quais os benefícios da gestão por eficiência para o meu negócio?

As vantagens que a gestão por eficiência traz para uma empresa podem ser percebidas tanto em curto prazo quanto em longo prazo, e essas vantagens não são restritas apenas ao negócio, mas se ampliam até o profissional, como veremos a seguir.

No curto prazo, e por mais que a empresa precise investir em treinamentos para capacitar seus colaboradores, a gestão por eficiência pode representar uma economia considerável de dinheiro e de tempo para contratações de novos funcionários.

Isso acontece porque ao definir o plano da empresa de acordo com os mapeamentos feitos nesse processo, os critérios para contratar novos colaboradores serão muito mais claros e você saberá exatamente quais áreas precisam de novos profissionais (que precisam estar alinhados com esse plano), o que diminui bastante as chances de contratação de um profissional que não possui o perfil ou as características desejadas pela empresa para aquela função em questão.

Além desse ponto, a gestão por eficiência também afeta a rotatividade da empresa – e isso atinge diretamente os profissionais envolvidos – pois a tendência é que eles rodem menos nesse tipo de gestão que utiliza o engajamento e a motivação como maneiras de aumentar a produtividade dos colaboradores, o que faz com que eles tenham de fato uma missão na equipe.

Obviamente, se a empresa consegue otimizar esses aspectos para contar com profissionais mais qualificados e mais bem preparados, os resultados dela no mercado são potencializados e ela consegue se manter competitiva de maneira permanente, o que é o objetivo de todo negócio.

Portanto, a gestão por eficiência pode ser um fator determinante para o sucesso de uma empresa, desde que ela seja implementada de forma objetiva, transparente e que tenha como foco o crescimento do negócio e de seus colaboradores, já que os dois pontos caminham de mãos dadas dentro dessa estratégia.

Avalie a situação atual da sua empresa para ver se os seus colaboradores estão motivados, se as funções de liderança e gerenciamento estão sendo executadas pelos profissionais mais capacitados e pense em maneiras de conseguir oferecer recursos para que os colaboradores evoluam dentro das funções que exercem na empresa, caso você ainda não tenha nenhum tipo de planejamento nesse sentido.

Ao mapear o conhecimento, as habilidades e as atitudes dos seus funcionários, você terá muito mais clareza na hora de decidir quais são as melhores escolhas para cada tarefa do seu negócio, o que impactará na produtividade dos profissionais e, consequentemente, resultará no crescimento da empresa.

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