Utilize as avaliações dos seus clientes a seu favor

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Com as mudanças nos hábitos de consumo trazidas pela internet, o cliente passou a ter muito mais voz em relação às empresas, podendo se posicionar e opinar abertamente sobre o produto ou serviço que adquiriu e se ficou satisfeito com a compra ou não. Essas avaliações são importantes e merecem toda a atenção e cuidado, pois elas podem influenciar diretamente nos resultados das empresas.

Isso acontece porque o que o seu cliente fala sobre a sua marca tem um peso muito grande dentro do mercado consumidor, afinal, quem melhor do que o seu próprio cliente para avaliar o produto ou serviço que você oferece, certo?

Hoje em dia, não há a possibilidade de evitar que o consumidor avalie o seu negócio, mas isso pode servir como combustível para que você consiga melhorar cada vez mais os seus produtos e/ou serviços para atender de maneira mais eficiente esse cliente, que se mostra ainda mais exigente do que antigamente.

Portanto, você pode (e deve) utilizar essas avaliações a favor da sua empresa para melhorar a reputação dela dentro do seu nicho de atuação e consiga construir um diferencial nesse sentido para se destacar frente à concorrência.

Como essas avaliações podem ajudar a consolidar o seu negócio?

Ter clientes totalmente satisfeitos não só com o que a sua empresa oferece, mas também com o atendimento e a relação deles com a sua marca pode ser um divisor de águas entre negócios de sucesso e negócios fracassados.

É muito comum que o consumidor, de maneira geral, antes de tomar a decisão de comprar determinado produto ou serviço, procure por maneiras de tornar essa escolha mais objetiva e embasada – uma vez que na compra online não é possível experimentar o produto – e isso faz com que as avaliações da sua empresa acabem sendo extremamente relevantes para que novos consumidores optem pela sua marca.

Logo, podemos concluir que esse fator é extremamente importante no que diz respeito ao aumento da confiança dos usuários na sua empresa, então é fundamental levar essas avaliações em consideração e trabalhar em cima disso na hora de melhorar seus produtos e serviços para que cada vez mais novos clientes (ao procurarem empresas confiáveis) encontrem o seu negócio bem avaliado pelos seus consumidores.   

Se essa estratégia é poderosa para que você consiga atrair novos clientes, ela não é menos importante quando pensamos na retenção dos consumidores que a sua marca já possui. Ter usuários satisfeitos com a sua marca aumenta as chances de fidelização dessas pessoas e, de maneira mais objetiva, isso significa um aumento na receita recorrente da sua empresa.

Existem várias maneiras de aumentar essa taxa de retenção e uma delas é por meio da valorização da opinião do consumidor, pois para que ele volte a fazer negócio com você, essa relação precisa ser transparente e aberta e o cliente perceba que o que ele tem a falar sobre o seu produto – e até mesmo sobre a sua marca – vai ser levado em consideração (mesmo que não seja um comentário positivo).

Utilize as avaliações das redes sociais para melhorar a sua reputação

As redes sociais são excelentes plataformas de interação entre empresa e consumidor. Dentre todas as redes sociais que conhecemos, o Facebook merece destaque nesse âmbito, uma vez que é considerado o site de avaliações mais confiável segundo a Pesquisa de Avaliação do Consumidor Local (2017).

Desse modo, utilizar os recursos que essa rede social oferece, sem dúvidas, é mais uma maneira de fazer com que o famoso “boca a boca” funcione a favor do seu negócio. Você pode mostrar as avaliações positivas feitas no Facebook no site principal da sua empresa e também deve levar em conta as críticas recebidas nessa plataforma para melhorar os pontos negativos do seu negócio (caso isso aconteça).

Aliás, ter uma página ou pelo menos alguma parte do seu site apenas voltada para as avaliações recebidas facilita bastante o trabalho do consumidor que está procurando pelo que falam de você no mercado. Portanto, não tenha receio de mostrar que a sua empresa merece a confiança daquele cliente!

Consiga feedback de maneira contínua

Outro ponto importante dentro desse assunto é a periodicidade dos feedbacks que você recebe. Os consumidores estão procurando por avaliações e comentários recentes sobre os produtos e serviços, então é fundamental conseguir uma regularidade nas avaliações recebidas para que elas possam impactar de verdade um novo consumidor.

Para conseguir isso, você precisa oferecer novos conteúdos para os usuários com certa frequência, pois dessa maneira eles sempre terão algo novo para avaliar sobre você, a sua marca ou o seu produto. Então, não negligencie essa parte da estratégia e traga sempre novidades para o seu consumidor para que ele possa oferecer esse feedback mais constante.

A partir daí, é dever da sua marca coletar e exibir esses feedbacks e avaliações para melhorar a credibilidade da empresa no mercado e, consequentemente, gerar mais receita para o seu negócio. Ao conseguir construir uma relação cada vez mais transparente com o consumidor por meio desse recurso, o seu próprio cliente (involuntariamente) fará propaganda para novos consumidores.

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