Manter o colaborador focado e ao mesmo tempo entretido é um dos maiores desafios das organizações. Devido a este fato, as empresas começaram a utilizar uma filosofia diferente que tem o objetivo de alcançar as metas traçadas.
A gamificação é uma estratégia de programas de pontos, desafios, conquistas de medalhas, badges, placares de lideres, etc. Ou seja, oferece recompensas a colaboradores que realizam tarefas pré-determinadas, voltadas para a recomendação, a divulgação, a avaliação ou a prospecção de novos clientes para a marca.
A intenção é despertar a motivação em um nível emocional, encorajando os participantes enquanto progridem. Assim, ficarão emocionalmente engajados a buscarem o seu melhor desempenho.
Confira a seguir, três resultados que se pode atingir com a gamificação:
Conquista e competitividade
Ao atingir uma determinada meta, pode-se despertar um sentimento de conquista, tornando importante para estimular ainda mais o membro nas próximas estratégias e dar o seu máximo para mantê-la. Em relação aos “concorrentes”, desperta uma competitividade saudável a partir da vontade de superação.
Desempenho
O participante consegue reconhecer sua evolução com a demonstração clara de seu progresso através dos níveis, conquistas ou demais estruturas montadas para sua interação. Com isso, é possível avaliar e mensurar os resultados, antecipando às necessidades do mercado.
Colaboração
Podem-se desenvolver estratégias com o objetivo de identificar e escolher, entre os mais experientes, aqueles que podem contribuir com a disseminação do conhecimento e da cultura. E ainda criar sistemas de recompensas que premiem os veteranos melhores avaliados pelos novatos, estimulando o reconhecimento mutuo.
Francisco Massoni de Camargo, responsável pela área de Canais.
photo credit: NYC Marathon and Empire State Building Run-Up Medals via photopin (license)