Três Benefícios de Implantar API na Sua Empresa

ilustracao-dos-beneficios-de-uma-api

As Interfaces de Programação de Aplicativos, também conhecidas com API, estão ganhando cada vez mais força no contexto corporativo. Trata-se de uma interface simples e padronizada que é desenvolvida com o intuito de tornar a sua aplicação mais comunicável.

O foco principal das APIs é fornecer a outros programadores um método discreto para que eles possam construir aplicações que se comuniquem. Os aplicativos dialogam entre si, sem intervenção dos usuários.

Podemos pegar o exemplo da interação entre as lojas virtuais, os bancos e operadoras de cartão. Ao efetuar o pagamento, simultaneamente, a API envia os dados do cartão para um aplicativo remoto validando a venda. O procedimento é rápido e seguro.

Três benefícios de implantar API na sua empresa:

1- Customização

Possibilita oferecer serviços e produtos personalizados para o consumidor final.  Somente com os dados do cliente que já constam na rede, as APIs são capazes de definir o perfil de consumo do usuário, aumentando a capacidade de customização da empresa.

2- Otimização

A maioria das APIs apresenta funcionalidades que enriquecem a gestão e ajudam a definir estratégias de ação, como relatórios personalizados automaticamente e ferramentas de gerenciamento.

Com isso, o nível da gestão interna melhora, interferindo diretamente na forma que as organizações são dirigidas e monitoradas.

3- Integração

As APIs permitem o compartilhamento de informações entre as empresas, fazendo com que a interconexão de dados forneça uma visão geral do negócio. Oferecem o máximo de conteúdo em um ambiente digital prático e funcional.

Expõem diferentes tipos de informações, internas ou externas, individuais ou agrupadas, mas sempre de modo controlado e seguro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp Comercial

  • Hidden
  • Hidden
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.