Ticket médio: saiba o que é e como calcular esse indicador

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O Ticket Médio é um indicador que te mostra o quanto o seu negócio fatura por cliente. Logo, é extremamente importante saber calculá-lo para que você possa avaliar melhor o desempenho do seu negócio.

Para calcular o ticket médio, é preciso dividir o faturamento total da empresa pelo número de vendas em um certo período, lembrando que também é possível calcular esse indicador de um produto, serviço ou categoria específica do seu negócio, de acordo com as suas necessidades.

Saber como calcular esse indicador é essencial pois ele oferece informações valiosas que são muito úteis para a elaboração de todo o planejamento de vendas de uma empresa, o que ajuda na melhora dos resultados e a alcançar os objetivos de venda estipulados.

Porém, ao avaliar o ticket médio, você precisará considerar outras métricas, como a rentabilidade, lucratividade, margem de contribuição e outros indicadores dos setores de vendas, finanças e marketing. É essa análise completa que vai te dar embasamento para melhorar as suas ações de vendas para aumentar seu ticket médio.

Portanto, procure sempre avaliar os resultados periodicamente para fins de comparação, pois assim você vai conseguir determinar se o ticket médio da sua empresa vem aumentando, diminuindo ou se mantendo estável.

Cálculo do Ticket médio: passo a passo

De maneira prática, você precisa começar escolhendo um período específico, que pode ser um dia, uma semana, um mês ou qualquer outro que você achar conveniente.

Em seguida, é preciso conferir quantos clientes foram atendidos dentro desse período e qual foi o valor registrado em vendas.

Por último, basta dividir esse valor pelo número de clientes. Simples assim!

Com base nesse cálculo, podemos afirmar que o ticket médio está diretamente relacionado com a fatia de mercado da empresa. Portanto, aumentar a participação dentro do mercado é uma maneira de aumentar o ticket médio de um negócio.

Como aumentar a sua participação de mercado?

Existem várias maneiras de alcançar esse objetivo, desde o estudo de caso ao benchmarking. Ao analisar a concorrência, você vai conseguir perceber quais são os motivos que a fazem atingir e conquistar cada vez mais clientes que a sua em presa.

Além disso, há outras ações que você pode tomar para melhorar a sua participação, como investir em marketing digital e publicidade de maneira geral, reforçar a sua equipe de vendas, aumentar o seu mix de produtos, melhorar o setor de atendimento ao cliente e realizar promoções, por exemplo.

Todas essas estratégias focam em aspectos diferentes, mas buscam um mesmo resultado: aumentar a sua participação dentro do mercado no qual você atua.

Ao aumentar o seu mix de produtos, você vai ter mais variedade de mercadorias para oferecer aos clientes, podendo alcançar um público que antes você não atingia.

Já investindo em marketing digital, você pode expandir o alcance da sua marca para usuários que não a conhecem. Melhorando o atendimento ao cliente, as chances de fidelização do consumidor são maiores, e por aí vai.

Nesse quesito, as redes sociais e o e-mail marketing podem fazer toda a diferença, então vale a pena investir na melhoria da comunicação da sua marca com o consumidor também.

Avalie o que precisa ser reforçado dentro da sua empresa e foque nisso, mas a comunicação é um pilar essencial para o sucesso de um negócio atualmente!

É claro que você também pode combinar todas essas ações de acordo com as necessidades do seu negócio depois de uma análise interna para entender o que deve ser melhorado para que você consiga superar a sua concorrência, e continue sempre monitorando esses indicadores para ver se as suas ações estão dando o resultado esperado e para que você possa corrigir o que não sair conforme o planejado.   

De maneira geral, aumentar o ticket médio é um ótimo sinal para a sua empresa, pois isso indica que os consumidores estão gastando mais dinheiro em cada compra que realizam.

Partindo do pressuposto de que é menos difícil vender para quem já é seu cliente, essas ações acabam sendo essenciais para alavancar o faturamento da empresa e, consequentemente, para aumentar o seu ticket médio.

Agora que você já sabe o que é o ticket médio, como calcular esse indicador e qual a importância dele para o crescimento do seu negócio no mercado, fique sempre atento e realize análises periódicas para ver como está a situação do seu negócio!

Para mais dicas sobre empreendedorismo, métricas e estratégias de crescimento para a sua empresa, fique ligado aqui no nosso blog que nós sempre estamos trazendo informações e novidades para vocês!

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