Tendências para o e-commerce de roupas que você precisa estar atento para sua marca

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Você possui uma marca de e-commerce para roupas? Este nicho cresceu muito nos últimos anos, impulsionado por diversos fatores. Os consumidores buscam cada vez mais as compras online em razão do conforto, da praticidade e da agilidade na entrega.

Além disso, o distanciamento social na pandemia também fortaleceu o varejo online, sendo o principal canal de vendas enquanto as lojas físicas permaneceram fechadas. 

Agora, com a abertura das lojas físicas e com a entrada de novas marcas de moda, as empresas estabelecidas devem manter o foco nas tendências. Afinal, é seguindo as tendências que as marcas de e-commerce para roupas têm mais chances de atrair os consumidores. 

Aqui neste artigo você vai descobrir algumas das principais tendências do momento para o setor de moda no varejo online

Estatísticas atuais sobre o e-commerce para roupas e moda

De acordo com pesquisa realizada pelo SEBRAE, o e-commerce brasileiro registrou faturamento de R$ 161 bilhões em 2021. Os resultados representam uma alta de 27% em comparação com 2020. 

Entre os segmentos que mais se destacaram nas vendas, entre março de 2020 e março de 2021, foi Moda e Acessórios (19% das vendas) e Beleza, Perfumaria e Saúde, com 14,7%.

Com o auxílio dos canais digitais (sites, redes sociais, aplicativos e outros) e o aumento do acesso online por meio de dispositivos móveis, o mercado de moda online disparou. 

Em meio a esse cenário, o comércio eletrônico tem a oportunidade de maximizar seu crescimento e aproveitar o potencial de receita com base em algumas tendências. 

Consideramos a seguir as 4 principais tendências que o seu e-commerce para roupas pode aproveitar! 

Moda Sustentável

O conceito de moda sustentável já estava em ascensão antes da pandemia, mas 2021 foi o período de maior destaque para essa tendência. 

Nos Estados Unidos, por exemplo, a indústria fashion sustentável detinha um valor de mercado de US$36 bilhões em 2019. Já para o ano de 2029, a projeção de faturamento é de US$ 43 bilhões. 

Sabendo que os consumidores buscam produtos “verdes”, as marcas correm contra o tempo para aderirem ao movimento e se tornarem mais competitivas. 

Moda sem gênero

Roupas que qualquer pessoa pode usar e se sentir bem com os trajes. A tendência de moda sem gênero certamente parece que veio para ficar. Assim, a introdução de linhas de roupas unissex/não binárias abriu as portas para uma maior inclusão e diversidade dentro da indústria da moda.

Moda sem estação

Ao contrário do segmento fashion tradicional, que produz novas linhas e novas coleções a cada temporada, muitas marcas estão indo no caminho contrário. 

A ideia dos varejistas, portanto, é se concentrar na longevidade e não na novidade. Por consequência, os compradores podem economizar dinheiro, proteger o meio ambiente e curtir suas roupas por mais tempo. 

Recomendações personalizadas usando IA

O uso de inteligência artificial e rastreamento do comportamento do consumidor também são tendências. São tecnologias que, de fato, permitem aos varejistas de comércio eletrônico fornecerem recomendações personalizadas de produtos aos clientes. 

E tudo é feito com base nas compras anteriores de um cliente, histórico de navegação e segmentação situacional.

Além disso, fique atento aos clubes de assinatura de roupa, um modelo de negócio com vendas recorrentes capaz de potencializar o crescimento das suas vendas online. 

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