Saiba quais canais priorizar nas ações de marketing de seu e-commerce

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É fato que o marketing digital é uma etapa essencial para a maioria dos negócios hoje em dia, e para um e-commerce não seria diferente. Sem ele, dificilmente uma loja online se torna conhecida e mantém-se relevante entre seu público-alvo: os consumidores.

A escolha dos canais mais adequados para suas ações de marketing deve ser com base em: brand awareness, que podem te ajudar a construir sua reputação e ganhar notoriedade; e em marketing de performance, caso você precise coletar e acompanhar resultados financeiros detalhadamente.

Veja abaixo alguns canais relevantes que podem ser utilizados nas ações de marketing do seu e-commerce a fim de gerar receita:

 
Links patrocinados

O Google Ads e o Facebook Ads, por exemplo, permitem que você direcione seus anúncios a públicos específicos de acordo com localização, idioma, comportamentos, gostos e preferências, aumentando a eficiência dos anúncios.

Ao utilizar links patrocinados, atente-se à automatização da alteração de preços dos produtos da loja para os anúncios, para que não aconteça a divulgação de diferentes preços para o mesmo produto. Além disso, configure pausas automáticas das campanhas para produtos fora de estoque.

 
Comparadores de preço

Caso você tenha preços competitivos, sites que comparam preços são um canal potencial para vender seus produtos, além de serem uma ótima oportunidade de ficar cara-a-cara com a sua concorrência, tornando a decisão de compra mais simples. Grande parte dos consumidores que procuram comparadores de preço normalmente já está decidida a comprar e optará pelo melhor custo-benefício.

Comparadores de preço também podem transmitir maior credibilidade ao consumidor,  ajudando novos e-commerces ou marcas não tão conhecidas a se consolidar no mercado.

 
Marketplaces

Cada vez mais explorados pelas lojas virtuais, os marketplaces são outro canal de performance que se popularizaram e vêm se mostrando vantajoso para muitos e-commerces, pelo fato de que o custo para atrair novos usuários é baixo, sendo possível ter bons resultados com os shoppings virtuais investindo entre 10% e 15% da receita.

 
Links de afiliados

O cadastro em programas de afiliados pode ser uma importante estratégia para oferecer relevância para seus anúncios. A grande vantagem em sua loja oferecer esse tipo de parceria é a exposição que sua marca e seus produtos terão em uma infinidade de tipos de sites e blogs. Isso se dá através de banners e links direcionados para o seu e-commerce.

 
Retargeting

O retargeting nada mais é do que atingir um público que já foi impactado pela sua marca anteriormente de alguma forma, seja por uma visita ao seu site ou clique em algum anúncio. Com ele, você direciona seus anúncios para um público consumidor bem segmentado, aumentando as chances de gerar conversão.

 
Todos estes canais são relevantes para o e-commerce, uma vez que atendem uma necessidade de todos os perfis de negócio: gerar retorno financeiro com marketing. Entretanto, é necessário um monitoramento dos resultados usando a inteligência de marketing de performance para não acabar jogando seu orçamento fora com campanhas de baixo retorno.

Para entender quais dos canais acima atenderão melhor às necessidades do seu e-commerce, faça uma análise detalhada do seu marketing e combine a divulgação em alguns deles com o uso de ferramentas de inteligência. Assim, você consegue conter investimentos dos canais que forem ruins para você e aumentar recursos onde consegue obter maior retorno sobre seu investimento em publicidade.

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