Saiba mais sobre marketing direto e como isso pode ajudar o seu negócio a crescer

marketing-direto

Utilizar uma das estratégias de divulgação que mais tem potencial para atrair e fidelizar clientes, especialmente se você quiser construir relações duradouras com o seu consumidor, é extremamente importante para o crescimento e consolidação de uma empresa no mercado.

É exatamente isso que o marketing direto faz, pois ao direcionar os seus esforços para um público que já tem interesse em adquirir o seu produto, as chances dessas pessoas se tornarem seus clientes são muito maiores.

Portanto, como o marketing direto foca em falar com quem já conhece os seus produtos, algumas etapas do processo de apresentação são eliminadas, o que faz dessa estratégia mais barata e com maior probabilidade de alcançar resultados positivos para ajudar a sua empresa a crescer.

Para os e-commerces, o e-mail marketing e as redes sociais são as ferramentas mais importantes nas estratégias de marketing direto, uma vez que o canal ideal para esse tipo de negócio é o canal online. Porém, ferramentas online não são as únicas que podem ser usadas em estratégias de marketing direto, então caso seja mais interessante para a sua empresa, você pode recorrer ao marketing direto offline também.

A importância de conhecer o seu público-alvo

Como falamos anteriormente, todos os esforços em uma campanha de marketing direto estão direcionados para um público-alvo específico, e mesmo que ele já esteja interessado no seu produto, é fundamental que você conheça esse público profundamente para que as ações tomadas impactem diretamente essas pessoas para torná-las suas clientes.

Nesse quesito, vale a pena recorrer ao cadastro dos seus atuais clientes para coletar dados como idade, sexo, interesses pessoais, preferências, escolaridade, entre outros aspectos que vão te ajudar a traçar um perfil de quem é o seu consumidor e com base nisso você vai conseguir montar ações de marketing direto muito mais objetivas para os seus potenciais clientes.

Esse primeiro ponto é primordial para que você possa começar uma campanha de marketing direto e é a partir dele que você vai montar o restante da sua estratégia, então mesmo que você não possua esses dados, faça uma pesquisa de mercado para conseguir entender bem o perfil do seu público-alvo.

Estabeleça o foco da ação e os canais de comunicação com o seu público

Em termos de ações propriamente ditas, determinar qual é o objetivo da sua estratégia é a ação número 1. Qual é a mensagem que você quer passar para o seu potencial cliente com a sua ação de marketing direto: uma promoção? Uma informação? Um convite? Quer apenas ser lembrado? Enfim… são inúmeras as opções e isso vai variar de acordo com o intuito da empresa, mas independentemente do objetivo da sua campanha, ele precisa ser muito claro.

Isso é necessário porque o foco da ação vai interferir diretamente na abordagem que você vai fazer e, consecutivamente, nas ferramentas e canais de comunicação utilizados para passar a sua mensagem para o seu público-alvo.

No caso de um e-commerce, é importante avaliar – de acordo com o perfil do seu cliente e até mesmo do seu nicho de atuação – qual é o melhor ambiente para se comunicar com ele. As redes sociais (até mesmo para quem não tem um negócio virtual), atualmente, têm se destacado em termos de ferramenta e canal de comunicação, uma vez que elas aproximam muito o cliente da empresa.

Porém, isso não quer dizer obrigatoriamente que o e-mail marketing seja uma ferramenta menos eficiente para o seu negócio, mas você vai precisar analisar esses pontos para escolher qual a melhor ferramenta e por isso é tão importante conhecer bem o seu público-alvo e ter o objetivo da ação bem delineado.

Segmente o seu público-alvo

Depois de conhecer o perfil do seu consumidor, determinar o foco da ação e entender qual o melhor canal para executar a campanha, é hora de segmentar o seu público-alvo pois mesmo que a sua ação já esteja direcionada, pode ser que o seu público seja mais heterogêneo do que você imagina e a sua estratégia não vai funcionar 100% igual para todas as pessoas.

Portanto, segmentar os seus clientes antes de executar a campanha é fundamental para que os resultados sejam mais eficazes e você consiga aumentar as suas chances de ter um retorno positivo em cada uma delas.

Teste a campanha, meça os resultados e ajuste o que não sair como o esperado

Depois de pensar na estratégia completa, você vai precisar colocar a campanha de marketing direto no ar para ver como ela vai responder em meio aos seus potenciais clientes.

De acordo com os resultados, você vai conseguir mensurar os resultados alcançados e analisar se a ação foi bem-sucedida ou não, e mesmo que a estratégia tenha dado certo, é provável que alguns pontos dela ainda precisem de ajustes para você aperfeiçoar a sua campanha e assim transmiti-la para todos.

Nessa fase, é importante ter um olhar muito crítico e acompanhar esse desempenho para que você possa usar esse recurso muito eficiente, que é o marketing direto, de maneira contínua no seu e-commerce e com ele consiga fidelizar e atrair cada vez mais consumidores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp Comercial

  • Hidden
  • Hidden
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.