Quando inserir a estratégia de pagamento recorrente em seu negócio?

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No comércio online, muito se fala em estratégias para garantir o volume de vendas e evitar os riscos de inadimplência. A forma mais eficiente de obter essas vantagens é com base no pagamento recorrente

De fato, o pagamento recorrente, ou cobrança recorrente, é a opção que os empreendedores digitais apostam para alcançar o crescimento sólido nas vendas online. 

Sendo assim, vale ter mais atenção a esse modelo de negócio, dando um passo mais inteligente do que simplesmente criar uma loja online. 

Se você já sabe dos benefícios da cobrança recorrente, mas não sabe quando implementar esse serviço, a Betalabs oferece algumas dicas neste artigo. Acompanhe! 

Por que optar por um modelo de pagamento recorrente?

Há muitos motivos que justificam a adoção do modelo de negócios por assinatura por parte dos comércios eletrônicos. A primeira razão é que a venda recorrente permite que as empresas tenham uma receita previsível. 

Com base nisso, torna-se mais fácil gerir o fluxo de caixa e direcionar os lucros para novos investimentos. Do mesmo modo, as vendas recorrentes ajudam na construção de relacionamentos mais fortes com os clientes.

Afinal, a fidelização acaba sendo um passo natural nesse modelo de negócio online. Outros motivos para adotar as cobranças recorrentes abrangem: 

  • As vendas por assinatura promovem mais facilmente a criação de comunidades em torno dos seus produtos;
  • Reduzem os riscos de inadimplência;
  • Oferecem uma experiência de compra mais prática e interessante, especialmente com a curadoria de produtos.

Qual o melhor momento para utilizar o modelo de cobrança recorrente?

A resposta inicial para essa pergunta é: depende. Se a sua empresa é nova no setor de comércio eletrônico, aproveite para estruturar o pagamento recorrente desde o início.

Tal escolha favorece o empreendedor ao gerar receita recorrente em seu negócio desde o primeiro dia de operação. Além disso, o benefício está também na maior assertividade quanto ao controle de estoque e ao fluxo de caixa. 

Sem contar que um negócio de assinatura viabiliza o atendimento de clientes de forma contínua, sempre alinhando as expectativas do negócio online e dos clientes. 

Cobrança recorrente em empresas já existentes

No caso de empresas que possuem um longo histórico de vendas online, a implementação do modelo por assinatura segue outro contexto. Certamente que o seu negócio pode adotar as vendas por assinatura a qualquer momento. 

Porém, alguns “sintomas” enfatizam a maior necessidade de implementação do sistema, por exemplo: 

  • Você precisa melhorar o valor agregado do seu negócio ou dos seus produtos;
  • O fluxo de caixa apresenta problemas por conta do grande volume de clientes inadimplentes;
  • Sua empresa necessita de obter maior previsibilidade em relação ao estoque. Isso é essencial no caso da venda de produtos artesanais e alimentícios;
  • Sua empresa sente a necessidade de fornecer maior flexibilidade de entrada para novos clientes;
  • Seu negócio precisa trabalhar com a fidelização de clientes

Caso sua loja eletrônica apresente um ou mais destes sintomas citados acima, está na hora de falar com um especialista em comércio recorrente para melhorar suas operações de venda!

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