Quando você pensa em uma plataforma de pagamento recorrente, o que vem à sua mente? Você pode não saber, mas esse recurso é capaz de ajudar seu e-commerce de assinaturas a faturar mais por vários motivos.
Uma das razões pelas quais esta plataforma ajuda a aumentar e manter seus lucros é o fato de que o modelo de venda recorrente pode fidelizar e reter clientes.
Portanto, quer saber como conseguir isso e ver seu e-commerce de assinaturas crescer em pouco tempo? Então, continue lendo este artigo da Betalabs!
Retenção de clientes x Aumento de receita
Um estudo produzido pelo especialista em modelagem financeira, Josh Chapman, e divulgado em 2017, aponta que a retenção de clientes pode aumentar a receita em 80% em 18 a 24 meses.
Levantamentos como este mostram que as empresas podem lucrar não apenas conseguindo novos clientes. Mas, sobretudo, é possível ter bons resultados com a retenção de clientes.
Aliás, os comércios eletrônicos se beneficiam com a retenção de clientes em dois pontos: aumento de lucros e custo menor na aquisição de clientes. Isto é, sua loja online ganha mais e gera menos despesas ao não precisar focar tanto na captação de novos clientes/consumidores.
Por que a retenção de clientes com pagamento recorrente é importante?
Com certeza, a retenção de clientes permite incrementar os lucros de qualquer empresa. Sobretudo, essa estratégia de vendas é ainda mais vital para lojas online que usam modelo de assinaturas para gerar receita recorrente.
Essas empresas devem redobrar seus esforços de retenção, principalmente durante uma crise. Afinal, é nos momentos de crise econômica que os consumidores reduzem as compras na tentativa de preservar seus recursos financeiros.
Por outro lado, se as empresas tiverem uma relação de confiança com seus clientes, fidelizando-os, os benefícios a longo prazo são imensos, especialmente ao usar uma plataforma de pagamento recorrente.
Como aumentar a taxa de retenção com cobrança recorrente
Uma plataforma de cobrança recorrente não se resume apenas ao faturamento e à cobrança de pagamentos. Na verdade, uma ferramenta de venda recorrente é um forte aliado porque fornece informações e dados que te ajudam nas tomadas de decisões gerenciais.
Veja alguns exemplos do que esta plataforma pode fazer pelo seu e-commerce de assinaturas:
Taxa de cancelamento de clientes
Uma plataforma de cobrança recorrente eficiente deve gerar relatórios gerenciais com números de cancelamento (churn) de clientes. Então, a sua parte é avaliar as flutuações ao longo do tempo e identificar os possíveis motivos que fazem seus clientes cancelarem a assinatura.
De posse desses dados, comece a traçar estratégias para reduzir o churn e identificar novas oportunidades de vendas.
Períodos promocionais
Em tempos de crise, muitos consumidores têm receio de se comprometer com uma despesa a longo prazo. Então, eles aguardam por ações promocionais para pegar um valor mensal dentro do orçamento doméstico.
A chave para a retenção, neste caso, é oferecer aos clientes os períodos promocionais de assinatura. Com uma plataforma de cobrança recorrente repleta de funcionalidades, sua equipe consegue filtrar os clientes, entrar em contato com eles e tentar renovar suas assinaturas por um valor mais atrativo.
Plataforma de pagamento recorrente da Betalabs
A Betalabs oferece uma plataforma de cobrança recorrente com funcionalidades que contribuem para a fidelização dos seus consumidores. Com integrações de apps e sistema nativo de gestão, sua gestão de assinaturas fica mais fácil, prática e assertiva.
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