Os principais gatilhos mentais do consumidor

GATILHOS_MENTAIS_CONSUMIDOR

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A psicologia é um fator essencial e determinante na maioria das estratégias de marketing. Isso se deve porque todas as nossas decisões, desde as mais simples às mais complexas, são tomadas primeiro no inconsciente. Depois, elas surgem em nossa consciência, transmitindo a sensação de que estamos tomando uma decisão de forma racional, e então agimos de acordo com o que decidimos.

Esse processo, dependendo da complexidade da decisão, pode demandar bastante energia do nosso cérebro. Para não precisar fazer todo um trabalho de reflexão a cada tomada de decisão e evitar a fadiga mental, nosso cérebro adota algumas diretrizes, os chamados gatilhos mentais.

E para que eles são úteis? 

Os gatilhos mentais, quando aplicados da maneira correta, são capazes de ajudar no engajamento dos seus consumidores, motivando-os a agir. Em outras palavras, eles podem atuar como incentivadores em uma decisão de compra.

Listamos abaixo os principais gatilhos utilizados em marketing que poderão ser úteis ao seu negócio e como aproveitá-los da melhor maneira. Confira!

Segurança

Quando você oferece um produto ou serviço, é fundamental demonstrar-se confiante e seguro em relação àquilo que está vendendo. Esse gatilho diz respeito tanto à segurança transmitida pela sua loja quanto à sensação de segurança que seu produto causa no consumidor.

Como aplicar
  • — “Resultados em 1 semana ou devolvemos o seu dinheiro”;
  • — “99% clientes satisfeitos”.
Escassez

Sabe aquele papo de que “é preciso perder para dar valor”? Acredite ou não, mas essa mesma lógica funciona também para os negócios. As pessoas tendem a valorizar aquilo que é escasso e há uma explicação para isso: nosso inconsciente costuma associar que quanto mais difícil for conseguir algo, mais raro e valioso é.

Como aplicar
  • — “Apenas 1 unidade restante em estoque”;
  • — “Vagas limitadas”;
  • — “Frete grátis para os 20 primeiros que comprarem”.
Urgência

Esse gatilho é muito parecido com o da Escassez, porém está relacionado ao fator temporal, pois o produto ou serviço oferecidos possuem um prazo limite para serem adquiridos. É agora ou nunca! Depois desse prazo, o consumidor perde a oportunidade de adquirir o produto ou de aproveitar um desconto, por exemplo. É um gatilho muito efetivo, pois diante dessa situação, tendemos a agir o mais rápido possível.

Como aplicar
  • — “Contagem regressiva para comprar”;
  • — “Só este fim de semana”;
  • — “Última chance”.
Prova Social

Por pertencermos a uma sociedade, querendo ou não, no nosso inconsciente, tendemos a seguir a maioria. Seres humanos sentem necessidade de pertencer a grupos que nos identifiquem como indivíduos, dessa forma, a prova social é um gatilho muito poderoso.

Como aplicar
  • — Depoimentos de clientes satisfeitos e  pesquisas de satisfação;
  • — Opiniões e imagens de pessoas influentes que utilizam seu produto;
  • — Quantidade de unidades vendidas.
Reciprocidade

“Gentileza gera gentileza”. Concorda? Seu inconsciente também. Nós temos uma tendência natural a querer retribuir algo que nos agrega valor de alguma forma. Portanto, se você pratica algum gesto que seu cliente entenda ser de coração, ele se sentirá grato e te retribuirá de alguma forma, seja compartilhando uma publicação, cadastrando o e-mail na sua lista ou mesmo comprando um de seus produtos.

Como aplicar
  • — Amostras grátis;
  • — Brindes.
Antecipação

Quando você assiste a um trailer empolgante de um filme que será lançado em breve, você fica ansioso pela estreia, certo? Assim funciona o gatilho da antecipação. Ele diz respeito às nossas expectativas em relação a algo que está por vir e, portanto, é muito poderoso, uma vez que o futuro é algo incerto e nos sentimos confortáveis quando as perspectivas são positivas. Estimular a novidade, antecipando informações sobre um lançamento é mais um modo de conquistar a atenção do público.

Como aplicar
  • — Planeje o lançamento do seu produto e comece a fazer publicidade, estimulando a curiosidade do público sobre o que está por vir.
Razão (Porque)

Como explicamos, por mais que nossas decisões sejam tomadas primeiramente em nosso inconsciente, nossa mente tende a procurar sempre por razões que justifiquem nossas ações. Quando encontramos esses “porquês”, acreditamos estar fazendo o certo.

Como aplicar
  • — Apresente os motivos pelos quais deveriam comprar seu produto/serviço;
  • — Quando usar os gatilhos de urgência e escassez, explique o motivo do prazo ou da oportunidade ser única.
Conclusão

Para concluir, os gatilhos mentais são poderosas ferramentas de persuasão, portanto devem ser utilizados com ética e responsabilidade. Se você não entrega ao público aquilo que promete e utiliza os gatilhos apenas para benefício próprio, você não estará persuadindo as pessoas, mas sim manipulando. E então seu negócio estará fadado ao fracasso. Lembre-se: A persuasão é a capacidade de entender o que o seu público pensa e deseja e se comportar de forma que os seus objetivos se alinhem a esses desejos e vice-versa.

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