O Que Fazer em Tempos de Crise?

post 89 -Muitas vezes as crises são inevitáveis. São nesses momentos que desaparecem empresas que não conseguem se adaptar e as que permanecem, surgem com inovações que vêm criar novos paradigmas de mercado.

Seja esta crise um problema financeiro interno, por falta de pagamento dos clientes, ou um problema global, como uma crise que abala a economia de países e empresas, é importante que o empreendedor saiba o que fazer nesse cenário.

Ação

Torna-se essencial agir rapidamente. A partir do momento em que se percebe que os resultados da companhia não vão bem, a solução é dar prioridade total a este problema. Após a instalação da crise, o planejamento precisa começar imediatamente.

Otimização

Otimize os processos produtivos e as rotinas administrativas da empresa. Muitos empreendedores acabam não dando valor a otimização de processos devido às boas vendas e mercado aquecido. Na crise, a falta deste procedimento pode custar a competitividade e até mesmo o negócio.

Planejamento

Crie uma planilha com todas as informações do negócio, com o objetivo de melhorar a organização e ajudar a identificar onde a companhia está gastando muito dinheiro ou se as vendas não estão correspondendo o esperado. É sempre bom ter um plano B para um período ruim, pois se pode fazer toda a diferença na velocidade de reação e recuperação de seu empreendimento em um mercado em crise.

É importante continuar fazendo este controle financeiro mesmo após resolver o problema.
photo credit: Tanning salon gone wrong via photopin (license)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp Comercial

  • Hidden
  • Hidden
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.