O Que é o Funil de Vendas e Quais São Suas Vantagens?

Funil-de-vendas

Conceito importante para todos os tipos de empresas, o Funil de Vendas é uma forma de gerenciar suas vendas e guiar o cliente pelas diversas fases da compra até o fechamento.

O princípio é o estágio de planejamento, prospecção e abordagem de consumidores. Posteriormente, encontra-se o levantamento das necessidades. E no final, estão os estágios de negociação, conclusão e pós venda.

Tem grande importância para gestores e vendedores além de ser um método simples para medir a convergência de propostas.

A ideia é acompanhar as propostas de negócio para que o vendedor não perca muito tempo com os contatos e possa gerar mais resultados.

O uso de controle por Funil de Vendas traz uma série de vantagens, como por exemplo:

Conhecimento sobre a equipe

Permite acompanhar como o trabalho está sendo realizado pela equipe. Em cada etapa, é possível observar a produtividade dos vendedores, os pontos onde têm mais dificuldade e os resultados obtidos.

Estimulo à produção

Quando os colaboradores sabem que estão sendo acompanhados, eles tendem a se empenhar mais para apresentar resultados melhores. A partir da gestão de vendas com o funil, eles começam a ter mais foco, alinhando seus desempenhos aos objetivos da empresa.

Oportunidades de negócios

A partir do uso do Funil de Vendas é possível obter melhor aproveitamento de negócios, identificar novas possibilidades de atuação, assim como poderá otimizar aquelas que já estão encaminhadas e analisar qual oportunidade tem alta, média ou baixa probabilidade de fechamento.

Desenvolvimento de produtos

Administrando as oportunidades que se desenvolvem ao longo do ciclo, o cliente se torna mais compreensível. Ao aplicar uma análise mais detalhada, informações importantes sobre o consumidor são descobertas, demonstrando possíveis novos caminhos e produtos que melhor atendam às necessidades do consumidor, isso permite que sua empresa se destaque em relação às outras.
photo credit: gold kone-20121213-1.jpg via photopin (license)

Conheça a Betalabs

Sabia que você pode utilizar para controlar melhor os procedimentos da sua empresa? Então Clique aqui para conhecer e saiba mais vantagens de ter uma plataforma para e-commerce completa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp Comercial

  • Hidden
  • Hidden
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.