O Que é o Core Business?

post-47

post 47Esclarecer o Core Business de uma empresa é o ponto critico do plano de gerência do mercado atual. O negócio precisa ser compacto e bem definido, pois é a parte principal e a força de uma organização que deve ser estrategicamente trabalhada com a finalidade de identificar o seu maior competidor. Assim, é possível traçar metas, expandir e manter vantagens comerciais.

De acordo com Chris Zook, doutor por Harvard e sócio da Bain & Company, “Core Business decorre do conjunto de projetos, segmentos de clientes e tecnologias com os quais uma empresa pode gerar a maior vantagem competitiva possível.”

Ter excelência em tudo é uma tarefa praticamente impossível, por isso as empresas precisam saber o foco, reconhecendo onde está sua atividade principal, onde se destaca no mercado e priorizar a atuação nessa atividade. Podemos citar indústrias automobilísticas, têxtil e de alimentos que traçam projetos e comercialização e terceirizam a parte de produção. Essa terceirização acontece devido ao forte desenvolvimento da comunicação e informática, aliado às novidades da logística.

As dificuldades predominantes do principal negócio da empresa é alcançar o equilíbrio entre a abrangência e o foco que a organização pretende, conseguir expandir o empreendimento sem perder a estratégia e analisar até que ponto o método pode ser lançado.

Veja algumas dicas para definir o Core Business no seu negócio:

– Tenha uma especialidade bem definida e altamente diferenciada;

– Use muito a tecnologia;

– Cresça através dos problemas;

– Acompanhe os dados de seus clientes: quais suas características, perfil, segmentação e necessidades;

– Desenvolva um modelo que você possa replicar;

– Estude o mercado analisando suas perspectivas e tenha informações relevantes.

photo credit: Smack in the middle via photopin (license)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp Comercial

  • Hidden
  • Hidden
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.