Você sabe o que é chargeback? No mundo dos pagamentos eletrônicos, esse termo pode causar preocupação tanto para consumidores quanto para lojistas. Venha entender mais sobre ele.
O chargeback é um mecanismo importante para proteger os consumidores de fraudes e problemas com compras. No entanto, ele também pode ser um problema para lojistas, pois pode gerar custos e prejuízos. Veja, a seguir, como ele funciona, como evitá-lo e como resolvê-lo.
O que é chargeback?
Chargeback, na tradução “reversão de pagamento”, é um termo em inglês conhecido no Brasil como um recurso de contestação de compra. É o processo pelo qual um consumidor solicita à administradora do cartão de crédito ou débito o cancelamento de uma transação.
É importante que tanto consumidores quanto lojistas entendam o que significa chargeback, o que o causa e como evitá-lo. Ele pode ser solicitado por diversos motivos, como:
- problemas no cartão utilizado para realizar a compra, como fraude, clonagem ou roubo;
- não recebimento da mercadoria;
- diferença entre o produto anunciado e o recebido, seja por má qualidade do anúncio ou envio errado;
- produto recebido com defeito;
- serviço contratado que não foi prestado.
Como funciona o chargeback?
Para entender melhor o que é chargeback, é importante saber que esse processo é iniciado pelo consumidor, que entra em contato com a administradora do cartão de crédito ou débito para solicitar a contestação da compra. Essa empresa, então, abre uma investigação para verificar se o recurso é válido.
Se a investigação for favorável ao consumidor, a administradora irá emitir um chargeback para a loja/empresa que realizou a venda, que terá um prazo para apresentar a defesa.
É importante entender que a defesa da loja pode não ser aceita. Nesse caso, a administradora irá debitar o valor da compra do saldo do consumidor, e a empresa vendedora, então, deverá arcar com os custos da contestação. Então, se você se perguntava o que é chargeback, já sabe.
De quem é a responsabilidade do chargeback?
Agora você já conhece mais sobre chargeback: como funciona e o que representa. Contudo, de quem é a responsabilidade pela contestação? Ela é compartilhada entre o consumidor, a loja/empresa vendedora e a administradora. O cliente é responsável por fornecer informações precisas sobre a compra, como o número do cartão, o valor e a data da transação.
Já a loja/empresa vendedora é responsável por realizar a venda de forma segura e transparente, conforme as regras estabelecidas pelas bandeiras de crédito ou débito. Por fim, a administradora do cartão deve investigar a contestação e tomar as medidas cabíveis.
Como evitar o chargeback?
É importante que as lojas e empresas tomem medidas para proteger seus clientes e garantir que o produto/serviço ofertado seja de qualidade e que as formas de pagamento da compra sejam seguras. Algumas dicas para evitar o chargeback são:
- oferecer um serviço de atendimento ao cliente eficiente e resolutivo: é necessário manter o canal de comunicação com a loja aberto e acessível, para que os usuários entrem em contato para resolver qualquer problema com a compra quando precisarem;
- enviar o produto ou prestar o serviço dentro do prazo acordado: a loja ou empresa deve cumprir os prazos de entrega ou de prestação de serviço previamente combinados;
- enviar o produto ou prestar o serviço conforme o anunciado: os itens recebidos pelo cliente devem corresponder ao que foi anunciado no site ou no catálogo.
- garantir a qualidade dos produtos ou serviços: tudo que a loja ou empresa oferece deve ter qualidade e atender às expectativas dos clientes, para evitar a operação chargeback.
Como resolver um chargeback?
Além de entender o que é chargeback, é importante saber como resolvê-lo. Se uma loja ou empresa receber uma contestação, deve tomar medidas para solucionar o problema o mais rápido possível. As principais ações são:
- investigar a contestação: a loja deve verificar se o recurso é válido. Se for, ela deve entrar em contato com o consumidor para resolver o problema;
- enviar uma defesa à administradora do cartão de crédito ou débito: a empresa vendedora deve apresentar a defesa à empresa do cartão de crédito ou débito, explicando o motivo da contestação.
- pagar o valor do chargeback: se a defesa da loja/empresa não for aceita, ela deve pagar o valor referente à compra contestada.
A resolução de um chargeback pode ser um processo longo e custoso para a loja vendedora. Por isso, é importante tomar medidas para evitar que esse problema aconteça.
Evite chargeback com as integrações da Betalabs
Agora que você já sabe o que é chargeback, vale seguir essas boas práticas para evitar o problema. Isso contribui para a melhoria da saúde financeira da sua empresa, além de evitar a perda de clientes e os prejuízos à reputação do negócio.
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