Formas de pagamento loja virtual: saiba quais são e como oferecê-las ao cliente

formas de pagamento loja virtual

As formas de pagamento para loja virtual influenciam diretamente a experiência do cliente. Quanto mais opções ele encontrar, maiores são as chances de ele concluir a compra e se tornar fiel à empresa.

Nesse sentido, é importante que os sites de vendas on-line disponibilizem vários métodos de pagamento, além dos tradicionais boletos e cartões de crédito. Atualmente, a tecnologia permite oferecer alternativas inovadoras, como Pix, carteiras digitais e cobrança por assinatura. A seguir, conheça as principais!

Como selecionar as melhores formas de pagamento para loja virtual?

Os empreendedores do e-commerce já devem ter notado que todos os anos são criados novos meios de pagamento on-line. Com o crescimento do comércio eletrônico, espera-se que essa tendência continue.

Empresas especializadas em transações financeiras tecnológicas estudam maneiras de colocar em prática o pagamento por criptomoedas, e novas modalidades de cobranças surgem constantemente. Alguns exemplos são cashback, vouchers e WhatsApp Pay.

Então, como escolher a melhor forma de pagamento para loja virtual? Não existe uma única resposta para essa pergunta. Contudo, algumas ações ajudam a definir a estratégia ideal para o negócio, como a análise dos métodos mais utilizados.

Quais são os principais meios de pagamento para loja virtual?

Pesquisas recentes demonstram que o Pix está entre os meios de pagamento para loja virtual mais usados pelos consumidores brasileiros. O cartão de crédito e o boleto bancário também estão no topo das preferências, seguidos de opções inovadoras, como transferência bancária e cobrança por assinatura.

1. Pix

Com o Pix, o usuário tem o pedido aprovado na hora, sem precisar digitar seus dados bancários. Por isso, ele é uma das formas de pagamento para loja virtual mais populares e que mais cresce no Brasil.

A maioria das plataformas de e-commerce permite que o lojista ofereça esse método de pagamento, necessitando apenas cadastrar a chave na ferramenta. É importante lembrar que pode haver a cobrança de taxas para pessoas jurídicas.

2. Cartão de crédito

O cartão de crédito é uma das formas de pagamento preferidas dos brasileiros. Um dos motivos do sucesso é a possibilidade de parcelamento do valor das compras e o ganho de cashback. Além disso, a transação é aprovada rapidamente, com o pedido confirmado em segundos ou minutos.

Para o empreendedor, é simples disponibilizar esse meio de pagamento na loja virtual, uma vez que existem diversas empresas que fazem o intermédio da operação. Entre elas, podemos destacar PagSeguro, Mercado Pago, Cielo, Vindi e Pagar.me.

formas de pagamento loja virtual

3. Cartão de débito

Relativamente novo no comércio eletrônico, o cartão de débito é outra sugestão de pagamento interessante. Ele é ideal para clientes que não usam a modalidade de crédito ou preferem pagar à vista. Por isso, essa opção tem crescido nos últimos anos.

Ele também pode ser uma boa alternativa para organizações que trabalham com vendas recorrentes, facilitando a transação. Para oferecê-lo, geralmente é necessário fazer a solicitação junto à empresa adquirente ou ativar a opção, caso já esteja disponível.

4. Boleto bancário

Amplamente utilizado no Brasil, o boleto bancário é uma das formas de pagamento para loja virtual mais seguras e com menores taxas administrativas. Ele possibilita vender para clientes desbancarizados ou que preferem não fornecer dados bancários, alcançando mais compradores.

Por ele ser muito comum, é fácil oferecê-lo na loja virtual. Para isso, basta cadastrar a opção no gateway de pagamento, criando mais uma alternativa viável para o comprador.

5. Carteiras digitais

As carteiras digitais estão entre as tendências de pagamento que mais têm crescido ultimamente. Essa modalidade é a preferida por uma parcela dos usuários do e-commerce devido à segurança e à praticidade.

Nesse caso, o consumidor abre uma conta e deposita os valores que pretende gastar. Ele utiliza esse saldo para fazer compras em sites, sem fornecer números de cartões ou outros dados. As wallets — como também são conhecidas — trazem outras vantagens, como cashbacks e descontos especiais.

6. Transferência bancária

A transferência permite realizar transações diretas entre contas bancárias. Por esse motivo, é uma das formas de pagamento para loja virtual mais seguras, já que os dados dos clientes ficam protegidos.

Esse tipo de operação também traz vantagens ao lojista, como taxas baixas e possibilidade de vender para um público diversificado. Para habilitar a opção, é preciso fornecer informações bancárias aos clientes e orientá-los sobre a forma de efetuar o procedimento.

7. Cobrança por assinatura

A cobrança por assinatura é um sistema de pagamento adotado por empresas que fazem vendas recorrentes. Ela pode ser usada para ofertar combos e peças de reposição, além de produtos ou serviços com envios periódicos.

As cobranças são feitas regularmente, de forma automática, com a frequência escolhida pelo cliente. Para oferecer essa opção, a loja precisa estar integrada a uma plataforma que permita o pagamento recorrente, como a Betalabs.

Conheça a melhor plataforma para cobrança recorrente!

Agora que você já conhece as principais formas de pagamento para loja virtual, que tal conhecer uma feita especialmente para as cobranças recorrentes? Com a ferramenta Betalabs, você pode oferecer kits, planos de assinaturas e combos avulsos e, ainda, aceitar vários meios de pagamento.

Com a plataforma de cobrança recorrente da Betalabs, você consegue gerenciar as cobranças de maneira simples, emitir notas, controlar o estoque, analisar as informações em tempo real e tem acesso a várias outras funcionalidades. Acesse agora e saiba mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp Comercial

  • Hidden
  • Hidden
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.