Como lucrar com festividades mesmo que seu e-commerce não venda produtos clássicos da temporada?

festividades e-commerce

Feriados e festividades são oportunidades perfeitas para aumentar o faturamento do seu e-commerce. De acordo com a pesquisa Webshoppers, feita pela empresa Ebit Nielsen, datas sazonais estão tendo um alto crescimento em vendas online desde 2020, representando 34% do faturamento dos negócios digitais.

De acordo com essa mesma pesquisa, essas são as datas comemorativas que mais ajudam os comerciantes: Dia dos Namorados, Black Friday, Natal, Dia das Mães e Dia dos Pais.

Em algumas destas datas já é tradição comprar e distribuir presentes para amigos e familiares e, mesmo naquelas em que isto não é uma tradição, festividades e feriados representam para muitas pessoas a oportunidade de tirar uma folga da rotina agitada, viajar, visitar a família e levar uma lembrancinha. Pensando nisso, nós da Betalabs separamos algumas dicas úteis para auxiliar seu negócio a alavancar vendas nas festividades e feriados deste ano.

Analise seus produtos

Feriados e festividades são temáticos: há sempre algo a ser celebrado e, em alguns casos, já existem tradições de como e o que se presentear. Tradições como ovos de chocolate na páscoa são difíceis de ser alteradas, mas, mesmo que seu negócio não atenda as expectativas do “produto tradicional”, é sempre válido analisar seu mix de produtos e destacar aqueles que mais têm a ver com o que está sendo celebrado.

Enquanto o Natal é abrangente e dá espaço para presentear com produtos e serviços variados, comemorações como a Páscoa são lembradas por produtos específicos, tradicionais, que é o chocolate. Como então o lojista de outro segmento que não o alimentício pode se beneficiar com este feriado? Ora, a resposta pode ser mais simples do que se imagina: nichos de mercado.

Mesmo que a maioria dos consumidores recorra aos ovos de Páscoa, há aquela parcela que, por opção ou condição, prefere outros tipos de produto como presente e, diante do mar de chocolate, tem dificuldade de encontrar opções no mercado que preencham esta necessidade.

Analisar seu mix de produtos e destacar aqueles que, mesmo que não sejam o produto tradicional da temporada, dialoguem com a temática do evento celebrado pode ser uma excelente opção para agradar a este tipo de público e, se aliada a estratégias de promoção e a uma gestão de operações e processos eficiente, aproveitar a comemoração para alavancar as vendas do seu negócio.

Se você tem uma loja de livros, por exemplo, pode promover a venda de alguns livros que tenham chocolate e Páscoa na temática, ou até mesmo enviar um pequeno chocolate no pedido dos clientes, otimizando a experiência deles, e aumentando a chance deles comprarem novamente no seu e-commerce.

Invista em venda recorrente

Vendendo com recorrência, você não precisa se preocupar em não ter um produto especifico para vender nas datas comemorativas, uma vez que já vai ter clientes garantidos em todos os meses do ano.

Saiba mais sobre como vender com recorrência

Assim, você pode investir em pequenas ações, como enviar uma box temática e personalidade em determinado mês, o que vai exigir muito menos planejamento e investimento do que tentara adaptar todo o seu e-commerce sempre que chega uma festividade.

Como garantir o sucesso do seu e-commerce nas datas comemorativas

Promoções

A competição entre lojistas e empresas se acirra em datas comemorativas, isto porque há uma certeza da alta demanda por produtos e aquele que oferecer as melhores condições é quem vai concretizar a venda. Desenvolver boas estratégias de promoção, como descontos a partir de compras com preço superior a determinado valor ou frete grátis para certas regiões é uma boa maneira de se diferenciar dos seus concorrentes aos olhos do consumidor.

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Entre no clima

Em muitos casos, como Natal, Páscoa, Carnaval ou Festa Junina, os preparativos e decorações começam meses antes da festividade em si. Atualizar a decoração de sua loja física ou o layout de sua loja virtual é uma maneira de cair nas graças do consumidor, despertar sua curiosidade e aumentar as chances dele parar para dar uma olhada nos seus produtos.

Divulgue bem

Use e abuse de estratégias de marketing e divulgação criativas para garantir maior alcance e visualização de suas promoções e produtos. Um bom recurso é caprichar na criação de e-mails marketing personalizados com o nome do cliente e oferta de produtos que se relacionem com seu histórico de compras e buscas.

ALém disso, nesse caso, a anetecipação é bem importante, pois é necessário que a divulgação comece bem antes da data em si.

Esteja preparado para a demanda

De nada adianta seguir as dicas anteriores se seu negócio não está preparado para suprir a demanda de pedidos.  Previsão de demandas, controle de estoque, gestão financeira, emissão de documentação fiscal, entre muitas outras etapas são processos trabalhosos e que requerem atenção constante do lojista.

Uma maneira de contornar a situação é investir em sistemas de gestão como o ERP Cloud Betalabs, que permite gerenciar todos os aspectos de seu negócio com segurança, agilidade e em poucos cliques.

Conteúdo multimídia

Investir em uma divulgação adequada e fotografias e vídeos de qualidade para os produtos de sua loja é essencial para reter a atenção do cliente, mas cuidado: preze sempre a transparência.

Além disso, produza conteúdo para diversos canais, a fim de aumentar o alcance da sua campanha.

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