Logística para e-commerce: entregue de forma rápida e econômica

Logística para e-commerce

Ter uma logística para e-commerce eficiente é fundamental em qualquer negócio bem-sucedido. Afinal, ela é o coração dos empreendimentos online, que estão cada dia mais ágeis e competitivos.

Nesse sentido, pensar em como driblar os desafios de logística na entrega do e-commerce faz parte do cotidiano de qualquer gestor. Isso porque, no varejo digital, lidamos com custos de frete altos e prazos de entrega reduzidos.

Então, surge a questão: como fazer o produto chegar ao cliente de forma rápida e econômica? Não existe uma única resposta para essa indagação. Entretanto, com um conjunto de ações, que engloba o planejamento e a organização do fluxo de entregas, é possível otimizar a logística para e-commerce. Saiba como a seguir!

O que é logística para e-commerce?

A logística para e-commerce é um processo que vai desde o armazenamento até a entrega dos produtos. Com isso, abrange as fases de picking, packing e rastreio dos pedidos. Em alguns casos, envolve trocas e devoluções, onde são necessárias operações reversas de envio.

A principal diferença entre a logística no comércio eletrônico e a tradicional é a forma automatizada como ocorre. Dessa forma, o cliente tem informações sobre a entrega antes de fechar o pedido, acompanhando o trajeto do produto de forma digitalizada. Assim, podemos resumir a cadeia de remessas da seguinte maneira:

  1. Recebimento dos produtos;
  2. Conferência e organização do estoque;
  3. Processamento dos pedidos de clientes;
  4. Separação e preparação dos produtos para envio (picking);
  5. Embalagem e entrega dos produtos para a transportadora (packing);
  6. Transporte e monitoramento dos produtos;
  7. Entrega do pedido ao cliente;
  8. Pós-vendas e possíveis devoluções.

Nesse tipo de operação, a segurança também deve ser reforçada. Por isso, as embalagens e pacotes também diferem das operações do comércio físico. Assim, os nomes de marcas costumam ficar dentro das caixas, sem revelar seu conteúdo. Inclusive, algumas caixas e sacolas contam com sistema de segurança embutido.

Qual é a importância da logística no comércio eletrônico?

São muitos os desafios encontrados por empresários e empreendedores ao gerenciar a logística para e-commerce. Sabemos que os compradores estão exigentes e esperam envio rápido, frete barato, trocas gratuitas e rastreio em tempo real.

Mesmo assim, ela pode ser um diferencial na relação entre empresas e consumidores. Uma entrega ágil e eficaz ajuda a fidelizar clientes e, em alguns casos, supera suas expectativas. Assim, a logística está diretamente ligada ao crescimento dos negócios online.

Por isso, é cada vez maior o número de estabelecimentos que investem em formas de entregas diferenciadas, desenvolvidas para manter e atrair novos consumidores. Assim, o envio expresso e antecipado, retirada na loja e transporte por meio de drones são apenas algumas das estratégias utilizadas atualmente.

Logística para e-commerce

Como otimizar a logística no e-commerce?

Agora que você já sabe como funciona a logística no e-commerce, como é possível otimizar o processo? A organização é a primeira etapa. Desse modo, é importante manter um bom sistema de gestão (ERP) e garantir que esteja integrado com os canais de venda.

Além disso, a tecnologia é uma grande aliada, que pode ajudar a oferecer formas criativas de envio e retirada de pedidos. Muitas empresas de logística para e-commerce disponibilizam serviços inovadores, com custos acessíveis, com o same day delivery e o rastreio por aplicativo.

Outra estratégia é utilizar formas de entrega alternativas, incluindo transportadores autônomos, retirada em locais públicos ou estabelecimentos autorizados. Para reduzir custos, uma boa dica é recorrer às empresas comparadoras de frete, como Melhor Envio e CargoBR.

Como a Betalabs pode auxiliar na logística para loja virtual?

O bom controle do estoque e das entregas não depende apenas da transportadora. O uso de software de gestão também auxilia no controle da operação. Pensando nisso, a Betalabs, traz um sistema completo, elaborado especialmente para e-commerce.

Com ele, você consegue visualizar e monitorar todas as áreas da empresa, de forma customizável e estratégica. A solução facilita a administração da logística para loja virtual e inclui módulos voltados para o estoque, vendas, cobrança e emissão de notas fiscais.

O ERP online é uma ferramenta nativa, integrada à plataforma de e-commerce, que oferece diversas opções de entrega e frete, ajudando a aumentar a taxa de conversão da loja. Além disso, permite integração com diversos operadores logísticos, como Correios, Frenet, Intelipost e Melhor Envio.    

A tecnologia não é o único diferencial que oferecemos ao seu negócio! Com a Betalabs, você também conta com uma equipe dedicada para esclarecer quaisquer dúvidas, seja na implantação, seja no gerenciamento diário das operações.

Conheça as soluções para e-commerce da Betalabs!

Esperamos que você tenha gostado de saber mais sobre a logística para e-commerce. Além de contar com um sistema de gestão personalizável, é importante utilizar plataformas de e-commerce inteligentes e intuitivas, feitas para potencializar as vendas e controlar as entregas da loja virtual.

Pensando nisso, a Betalabs trouxe ao mercado uma solução sob medida, estruturada para alavancar o seu negócio. Com ela, você tem total liberdade para moldar o e-commerce como preferir e gerenciar de forma prática todos os processos da operação. Para saber mais, entre em contato e fale com um especialista!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp Comercial

  • Hidden
  • Hidden
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.