Importância do Job Rotation nas Empresas

Job-Rotation

Empresas de todos os  portes buscam sempre melhores resultados e profissionais mais qualificados. O objetivo é encontrar alguém que chame a responsabilidade e tome as decisões ideais, procurando atender as expectativas como líder. Uma excelente alternativa que as empresas encontraram para solucionar este problema é o Job Rotation.

Trata-se de uma variação de atividades ou rotação de trabalho, que influencia na experiência que o funcionário pode ter ao diversificar as atividades do dia a dia, com as atividades que podem aprender em outros setores.

Vantagens do Job Rotation

No Brasil o método foi inserido para programas de estágio, cargo de trainee e programas de desenvolvimento de liderança. A seguir, confira algumas vantagens que o Job Rotation pode introduzir nas empresas.

Conhecimento

Job Rotation estimula que os colaboradores conheçam mais a fundo as diversas áreas do negócio, oferecendo oportunidade de desenvolver novas competências e preparo para assumir novos desafios. O profissional também se torna capaz de tomar decisões baseadas nas  informações adquiridas.

Menor custo

Se a empresa encaminha o empregado para treinamento, terá que arcar com custos de transporte, lanche e  horário de trabalho. Já com a prática do Job Rotation, os custos são reduzidos para:  tempo de explicação do mentor e tempo de aprendizado do treinado.

Desenvolvimento

O funcionário envolvido desenvolve suas habilidades, tornando-se mais polivalente, flexível e preparado para assumir novas posições, inclusive de liderança. Além disso, o treinamento aprimora o espírito de equipe e multiplica o comprometimento do participante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp Comercial

  • Hidden
  • Hidden
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.