Entenda por que toda loja virtual precisa de um ERP

NECESSIDADE_ERP

Não é novidade que com o crescimento do mercado online, novos negócios virtuais estejam surgindo e muitas empresas estejam se adaptando também ao modelo de e-commerce. Segundo pesquisa da FecomercioSP/Ebit, a projeção de alta no e-commerce brasileiro para 2017 é de 10% a 15%. Impossível fechar os olhos para essa oportunidade de negócios, não é mesmo?

Grande parte das empresas que tentam vender pela internet, no entanto, não consegue crescer. Um dos motivos que contribuem com esse cenário é a forma como esses negócios são geridos.

Muitas pessoas ainda acreditam que sistemas de gestão aplicados a e-commerce, como ERPs, limitam-se apenas à emissão de notas fiscais e controle de estoque, e acabam optando por não utilizá-los. Essa opção, dependendo do tamanho do seu negócio e da quantidade de vendas que você gera por dia, pode ser um erro.

Como funciona um ERP?

Imagine o cotidiano de uma loja virtual onde o cliente visita a loja, escolhe seus produtos e finaliza seu pedido. Até que aquela mercadoria seja enviada ao cliente, é necessária uma série de etapas, em que é possível incluir a atualização de estoques, validação e computação de pagamentos, emissão da documentação fiscal, envio da mercadoria para a transportadora e envio de informações atualizadas sobre o status da venda para o cliente. Enquanto, na ausência de um ERP, estes processos seriam administrados manualmente, um sistema de gestão realiza estas operações automaticamente, atualizando os dados da venda pertinentes a cada um dos setores em tempo real e liberando o pedido para envio em menor tempo e com maior segurança.

Vantagens de contar com um ERP

Listamos abaixo algumas características que um ERP deve ter para que o seu e-commerce tire o melhor proveito da ferramenta. Confira:

Integração nativa

Com um ERP nativamente integrado à sua plataforma de e-commerce, naturalmente você não precisará se preocupar com a integração da plataforma ao sistema de gestão – que, muitas vezes, significa mais custos. Além disso, a comunicação entre ambos será mais transparente e fluida.

ERP na nuvem

Nos dias de hoje, a instalação de ERPs dentro de casa ou da própria empresa deveria ser fora de cogitação. Essa prática pode causar uma série de problemas que atrapalham a gestão e te fazem gastar mais. Com um sistema de ERP totalmente na nuvem, você não precisa investir em hardware e nem instalar softwares. Além do enorme ganho de produtividade dos seus colaboradores, sua empresa também contará com total segurança da criptografia SSL (a mesma utilizada pelos bancos), backups automáticos e estrutura redundante (failover).

Processos automatizados

Imagine que você tenha que gerenciar cada pedido gerado na sua loja manualmente, em planilhas de Excel, por exemplo. Não é uma tarefa tão difícil, caso sua loja tenha em média uns 10 pedidos por dia. Mesmo nessa situação, ainda há riscos de erro. Agora imagine que em um bom momento da sua loja, você gere 100 vendas em um dia e tenha que gerenciar uma por uma. Qual a chance de dar certo?!

A automatização dos processos garante a confiabilidade das informações do seu negócio, te faz ganhar tempo e reduzir erros. Por exemplo, para as compras geradas em boleto, o sistema, automaticamente, informa o pagamento, sem que você precise checar diariamente o banco para saber quais já foram pagos e, só então, fazer a liberação dos pedidos.

Conciliação de cartão

Segundo especialistas de mercado, cerca de 90% dos empresários não têm controle sobre as suas operações de cartão de crédito e débito. Em algum momento, isso certamente resultará em prejuízo financeiro. Contando com o apoio de um ERP, é possível fazer a gestão de todos os valores, aplicar as taxas das diferentes operadoras e saber, exatamente, quanto tem para receber no final do mês.

Gestão logística

A área logística é considerada por muitos uma das mais complexas em um negócio e merece uma atenção especial, principalmente por envolver custos elevados. Ainda que na sua empresa essa área seja terceirizada, com um ERP especialista você poderá fazer o gerenciamento correto dessas atividades e garantir que suas entregas cheguem a seus destinos dentro do prazo.

Controle da margem de lucro

Gerenciar o lucro de um e-commerce é um dos maiores desafios desse modelo de negócio. O ERP facilita a definição do custo de venda, margem e lucratividade.

Especialização e flexibilidade

Para uma melhor gestão, é essencial que o seu ERP seja especializado e flexível para se adaptar de acordo com o seu modelo de negócio e segmento de mercado, uma vez que cada um deles possui desafios e necessidades diferentes.

Este é o caso, por exemplo, do ERP Cloud Betalabs, que organiza a gestão de áreas do negócio segundo módulos de operação. Cada módulo possui funcionalidades próprias e pode ser customizado para se adequar as necessidades da empresa, sendo possível ainda desenvolver novos módulos sob medida para funcionalidades específicas, negócios complexos ou inovadores.

Conheça mais sobre o nosso sistema de gestão na nuvem  e proporcione todos estes benefícios para sua loja! Clique aqui e confira os diferenciais da nossa plataforma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp Comercial

  • Hidden
  • Hidden
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.