Entenda o Joint Venture

post 41 -A necessidade de redução de custos e melhoria de qualidade para competir no mercado fez com que empresas se unissem de maneira estratégica. Supõem um acordo comercial de inversão conjunta de longo prazo entre duas ou mais organizações chamado Joint Venture.

Essa aliança tem objetivos variados como procura de novos mercados, apoio mútuo, produção de bens, prestação de serviço e obtenção de benefícios econômicos. Para conquistar os objetivos comuns, as empresas selam um acordo para investir no negócio. Este investimento pode ser integrado de matéria-prima, capital, tecnologia, canais de distribuição, vendas, conhecimento do mercado, etc.

Não existem restrições para empresas trabalharem em conjunto. Elas assinam um contrato de colaboração constituindo uma união temporária ou uma sociedade onde ambas participam. Ou seja, a parceria não implica na perda da identidade, assim como mantém a individualidade de cada pessoa jurídica.

As maiores vantagens das alianças empresariais são a ampliação dos lucros, criação de empresas competitivas, diminuição da influência da balança de pagamentos reduzindo a dívida para a relação total de capitalização, reforço da qualidade e estrutura logística suficientemente consistente para fazer frente a investidas multinacionais.

Com isso, é comum encontrarmos a criação de Joint Ventures para as companhias participarem do mercado estrangeiro. Tendo como exemplo a China, que incentiva a entrada de empresas no país para formação de parcerias com a finalidade de facilitar a transferência de tecnologia.

Este empreendimento apresenta grandes soluções para pequenas e médias empresas, pois exibe uma chance de exercer de forma conjunta para superar obstáculos comerciais em um novo mercado e disputar de forma mais eficiente no mercado atual.
photo credit: Solving jigsaw puzzle via photopin (license)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp Comercial

  • Hidden
  • Hidden
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.