Dicas para você conseguir aumentar o faturamento da sua loja virtual

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Quem possui ou administra um e-commerce está sempre procurando maneiras novas de alcançar mais usuários qualificados para conseguir aumentar as vendas da sua loja virtual e, consequentemente, o seu faturamento, e isso independe do tamanho da empresa ou da área de atuação.

Para conseguir atingir esse objetivo, é preciso sempre ter muito cuidado quanto ao planejamento das ações que serão tomadas para a melhoria do seu e-commerce nesse quesito, bem como com a execução das tarefas que foram estrategicamente definidas para alcançar tais resultados. Fique sempre de olho nos indicadores de performance e métricas para monitorar a evolução de cada tarefa e, com base nos resultados alcançados, você vai ter uma noção real do que está dando certo e deve ser mantido, e do que está dando errado e precisa ser refeito ou repensado.

Dito isto, separamos algumas dicas que podem fazer toda a diferença em termos de aumento no faturamento do seu e-commerce e que vão te ajudar a definir melhor quais as estratégias serão mais apropriadas para o seu tipo de negócio.

  • Tráfego qualificado e aumento de conversão

Começaremos tocando em dois pontos fundamentais: como gerar tráfego qualificado para o seu e-commerce e, a partir disso, como aumentar a conversão desse consumidor que está interessado de alguma maneira no que você tem a oferecer?

No que diz respeito ao aumento do tráfego qualificado, diversas medidas podem ser adotadas, desde melhorias no SEO do seu e-commerce até a captação de leads por meio de estratégias de e-mail marketing e remarketing dos contatos que já fazem parte da sua lista de e-mails.

Nesse aspecto, é extremamente importante conhecer profundamente o perfil do seu público-alvo para que cada estratégia utilizada seja segmentada com base nessas informações, pois assim você conseguirá atrair tráfego qualificado para o seu e-commerce.   

Dentro dessa estratégia de captação de leads, é fundamental que você consiga oferecer ao usuário alguma recompensa em troca do contato dele. Pode ser alguma promoção ou oferta exclusiva, acesso a algum tipo de conteúdo único e funcional para ele, algum cupom de desconto, frete grátis ou participação exclusiva no pré-lançamento de algum produto. Isso tudo faz com que o usuário veja valor na sua marca e interaja mais com ela e, a longo prazo, é uma das estratégias mais eficientes para conseguir mantê-lo sempre ativo no seu e-commerce.

De maneira conjunta ao aumento do tráfego qualificado da sua loja online, é preciso pensar em maneiras de aumentar a taxa de conversão desses usuários que estão acessando o seu site. Para alcançar essa meta, é necessário olhar para diversos aspectos do seu e-commerce como um todo, desde a tecnologia do site até o atendimento.

Por isso, avalie quais são os diferenciais da sua marca e explore-os da melhor maneira possível para converter o usuário em cliente. Nesse aspecto, também é importante conhecer o perfil do seu cliente para que você possa oferecer produtos realmente relevantes para ele de maneira mais competitiva.

Para além dessas ofertas atraentes em relação ao seu produto, melhorar pontos como frete, formas de pagamento e política de trocas e devoluções, assim como investir no layout e na performance do site, e em funcionalidades que tornem a experiência do usuário na sua loja virtual muito mais proveitosa e prática (como checkout simples, recuperação de abandono de carrinho, layout responsivo para mobile, etc.) também faz diferença para o consumidor na hora de optar pela sua loja ao invés do concorrente.

  • A importância de ser multicanal

Você precisa estar no mesmo lugar em que o seu potencial cliente está, ou seja, não importa qual o canal que você vai utilizar para entrar em contato com o cliente, o que importa é que essa experiência dele com a sua loja em qualquer plataforma seja única e de qualidade.

Estamos vivendo em uma era cada vez mais mobile, então é fundamental investir na interação entre canais que sejam cada vez mais compatíveis com esse tipo de tecnologia, como aplicativos e mídias sociais, além do seu site (que deve estar em uma plataforma de e-commerce adaptável a esses dispositivos) para que a comunicação e o atendimento ao cliente sejam outros pontos diferenciados do seu negócio.

  • Invista na performance do seu e-commerce

Tocamos brevemente nesse ponto no tópico relacionado ao aumento de conversão, pois o fator performance acaba se relacionando diretamente com essa questão. Muitos usuários acabam desistindo da compra quando se deparam com um site lento, que fique fora do ar ou que seja pouco intuitivo, e se você está procurando maneiras de aumentar seu faturamento (ou seja, de vender mais), você não quer perder clientes de jeito nenhum.

Segundo um estudo feito pelo Aberdeen Group, em 2008, um 1 segundo a mais no tempo de carregamento de uma página corresponde a uma diminuição de 7% na taxa de conversão da loja virtual. Com base nisso, podemos concluir que não precisa nem ser uma página extremamente lenta para que você sinta os impactos negativos desse problema. Apenas 1 segundo é suficiente para prejudicar as suas conversões e, consequentemente, o faturamento da sua empresa.

Por isso, esteja sempre atento quanto a plataforma de e-commerce escolhida para que você não sofra com as consequências do baixo desempenho do seu site! No caso da plataforma de e-commerce Betalabs, você conta com um sistema totalmente integrado, flexível, rápido, seguro e capaz de acompanhar o crescimento do seu negócio para que ele opere cada vez melhor, tanto para a empresa em termos de gestão, quanto para o usuário em termos de usabilidade.

Além disso, a Plataforma Betalabs conta com uma estrutura distribuída de servidores da AWS (Amazon Web Services), ou seja, todas as informações e aplicações da plataforma são protegidas pelos sistemas da Amazon, sem a necessidade de um hardware ou de softwares para o funcionamento do sistema.

Todas essas estratégias, se trabalhadas juntas e de maneira eficiente, com acompanhamento dos resultados para análise do que performou melhor vão te ajudar a melhorar o faturamento do seu e-commerce para que ele cresça e se consolide no mercado em que atua.

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