Saber o ticket médio da sua loja é um dos passos importantes para melhorar suas estratégias de vendas e marketing.
Calcular esse dado tão relevante é muito simples: basta pegar a quantia total de vendas em determinado período e dividir pelo número total de receitas deste mesmo período. Exemplificando, vamos supor que o volume de vendas em sua loja em determinado dia foi de R$ 5 mil, sendo que 100 clientes compraram lá. Dividindo o total de vendas (R$ 5 mil) pelo número de clientes (100), obtemos uma média de R$ 50. Esse é o seu ticket médio, que, basicamente, significa o valor médio de uma compra em sua loja.
Mas por que é tão importante saber o ticket médio do meu e-commerce?
Quando você cria o costume de calcular seu ticket médio, você ganha um embasamento maior para estruturar uma ação de desconto e sua divulgação, frete grátis, entre outras estratégias de marketing sem gastar mais dinheiro com isso do que o necessário, tornando suas campanhas mais assertivas.
Confira algumas dicas que você pode adotar para aumentar o ticket médio de seu negócio
Dentre as estratégias de marketing, existem algumas dicas para aumentar o ticket médio das compras realizadas em sua loja e, assim, aumentar o faturamento, sem necessariamente aumentar os investimentos.
Ofereça cupons de desconto
Os cupons de desconto são uma excelente estratégia para aumentar o ticket médio da sua loja. Ofereça descontos gradativos para determinados produtos ou categorias, fazendo com que o consumidor enxergue vantagem em aumentar a compra. Por exemplo: se o seu ticket for de R$ 80, você pode oferecer um desconto de 10% nas compras acima de R$ 100. Dessa forma, o consumidor é estimulado a levar algum outro produto para poder usufruir do desconto.
Frete grátis
Seguindo a mesma lógica dos cupons, você pode oferecer frete grátis para compras a partir de determinado valor. Como no exemplo anterior, se o seu ticket for R$ 80, ofereça direito ao frete grátis nas compras acima de R$ 100. Para o consumidor, é mais vantajoso aumentar o valor da compra levando algum item a mais, se isso o fizer poupar o dinheiro do frete.
Cross-selling
Cross-selling é a prática de oferecer produtos ou serviços adicionais àquele que o usuário está adquirindo. É a mesma técnica utilizada em redes de fast-food, por exemplo, quando você pede um lanche e a atendente lhe oferece batata frita por mais x reais. No e-commerce, os produtos oferecidos não necessariamente são da mesma categoria, mas podem estar relacionados de alguma forma e complementar aquele que o consumidor tem intenção de comprar.
É comum a aplicação de descontos sobre os produtos adicionais sugeridos, caso o cliente os compre junto. Essa é uma tática que funciona, também, para dar mais saída àqueles produtos que sozinhos não apresentam uma margem de lucro razoável.
Montagem de Kits e Combos
De maneira similar ao cross-selling, acima citado, você pode montar kits ou combos com preços promocionais. Essa estratégia é ótima para atrair compradores, pois além do preço dos produtos sair menor do que se fossem vendidos separadamente, você pode aproveitar para circular aqueles produtos que não têm tanta rotatividade por si só, incluindo-os no pacote.
Aumente a oferta
Quanto mais produtos você oferecer, maior a chance dos seus clientes se interessarem por algum outro produto que, de início, não estavam planejando comprar.
Planeje e divulgue suas ações
Para todas as estratégias citadas acima, é muito importante que você se planeje. Se não houver planejamento, pode até ser que essas ações aumentem seu ticket médio, mas ao mesmo tempo podem ser um tiro no pé, trazendo mais prejuízo do que lucro.
Elabore um planejamento dessas ações, um cronograma e meça os resultados para saber o impacto de determinada ação. No fim, você conseguirá ver os resultados que ela trouxe e servir como base para as próximas ações. O importante é procurar conhecer seu cliente, seu perfil e hábito de compra para sempre ter a melhor oferta e conquistá-lo.