Definir bem a proposta de valor da sua empresa pode fazer toda a diferença

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Você já parou para pensar sobre o que leva o cliente a escolher comprar o seu produto e não o produto do concorrente? Pode ser que essa escolha tenha a ver com um conceito de marketing que avalia como as marcas são percebidas pelos consumidores: a proposta de valor da sua empresa.

Se você nunca ouviu falar nisso ou não entende completamente o que isso quer dizer, não tem problema pois no post de hoje aqui do blog da Beta Labs, nós vamos explicar o que é esse conceito e qual a sua importância para um negócio.

O que significa “proposta de valor”?

De maneira bem direta, a proposta de valor é o motivo pelo qual o consumidor escolhe a sua empresa em detrimento de outra. O motivo pelo qual ele escolhe o seu produto e não o mesmo produto vendido no concorrente.

Isso quer dizer que a proposta de valor mostra como o seu produto é interessante para o consumidor, quais são os benefícios que ele traz e os diferenciais do seu produto quando comparado ao produto concorrente, por exemplo.

Esse conceito surgiu a partir do Business Model Canvas, conhecido em português como Quadro de Modelo de Negócios. Esse quando é uma ferramenta que serve para auxiliar empresários no desenvolvimento de um modelo para o negócio em questão, tanto para empresas novas quanto para empresas que já existem há mais tempo.

Nesse quadro de modelo de negócios diversos aspectos de uma empresa são analisados, desde a estrutura de custos até as fontes de receita do negócio, passando, é claro, pela proposta de valor da empresa, ajudando o empreendedor a compreender como o produto dele pode atender às demandas do consumidor e até mesmo se a existência do produto é necessária dentro do mercado.

Vale ainda ressaltar que a proposta de valor deve identificar e destacar um único diferencial da sua empresa, algo que apenas ela é capaz de oferecer ao consumidor para que isso fique em evidência quando ele pensar na sua marca.

Como definir a proposta de valor do meu negócio?

É fundamental que a proposta de valor “fale a mesma língua” do cliente, ou seja, ela precisa ser facilmente compreendida. Logo, o primeiro passo a ser dado rumo a definição da sua proposta de valor é conhecer profundamente o seu público-alvo.

Para isso, é necessário identificar as seguintes questões, de acordo com o quadro de modelo de negócios:

1 – Compreender quais são as dores (problemas e dificuldades) que o seu público-alvo enfrenta.

2 – Avaliar de que maneira eles conseguem resolver essas dores.

3 – Entender o que ele ganha ao conseguir solucionar essas dores.

Dessa forma, você será capaz de entender a posição do seu potencial cliente e assim poderá comparar essas respostas com o que o seu negócio oferece como solução para isso. Comece descrevendo os produtos ou serviços que você oferece para o seu público-alvo, depois pense como esses produtos ou serviços conseguem resolver as dores dos seus clientes e, por fim, avalie como você pode proporcionar ao seu cliente os ganhos que eles desejam receber.

O objetivo disso é que você consiga alinhas as demandas do seu público-alvo com o que o seu negócio pode proporcionar de melhor. Assim, você consegue definir uma proposta de valor sólida e que vai fazer toda a diferença para o sucesso do seu negócio, sem dúvidas.

Como divulgar a minha proposta de valor para atrair clientes?

Agora que você já sabe o que é a proposta de valor e o quanto ela é importante para o crescimento da sua empresa, é hora de pensar nas estratégias de divulgação dela para que você possa alcançar e fidelizar cada vez mais clientes.

Existem várias maneiras de divulgação da proposta de valor de uma empresa, mas o modelo mais tradicional é feito da seguinte maneira: título, subtítulo e lista dos benefícios que a sua empresa oferece. Esse modelo deve estar disponível em todos os canais que você utiliza para se comunicar com o seu cliente. Assim, ele vai ter um acesso mais fácil e natural a sua proposta de valor.

No título, procure citar clara e brevemente qual é o benefício que o seu negócio proporciona para o consumidor. No subtítulo, você vai explicar como oferece esse benefício e por qual razão ele é interessante para o consumidor. Na lista de benefícios, você deve explorar todos os diferenciais que a sua empresa consegue oferecer.

Você pode utilizar recursos audiovisuais para passar essa informação para o seu consumidor, caso ache apropriado de acordo com o perfil do seu público. Utilize a maneira que você achar que eles vão receber melhor!

Vale ressaltar que a proposta de valor não é algo imutável para o seu negócio. Pelo contrário, se os seus clientes começarem a apresentar dores diferentes, é seu dever procurar novas maneiras de resolver essas dores, mesmo que para isso seja necessário mudar a sua proposta de valor, senão você vai acabar perdendo o seu consumidor para quem consegue resolver a dor dele, e eu tenho certeza que você não quer que isso aconteça.

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