Trabalhar com receita recorrente requer que a empresa sempre busque novas maneiras de reter os assinantes que já possui, uma vez que é “mais fácil” trabalhar estratégias de engajamento para um perfil de consumidor que você já conhece. Contudo, essa tarefa não deixa de ser um desafio para esses tipos de negócio, já que a fidelização contínua desses clientes só acontece se eles realmente conseguirem enxergar valor no que você tem para oferecer.
Portanto, o objetivo final do e-commerce que trabalha parcial ou totalmente com clube de assinatura é fazer com que cada assinante renove o seu contrato quando este chega ao seu término e, levando em conta que esse mercado não para de crescer, a cada dia surgem novos concorrentes para competir pela atenção e interesse do consumidor, ou seja, a sua empresa precisa mostrar por que merece que o cliente renove a assinatura.
Como saber se a taxa de renovação do meu clube de assinaturas é boa?
Bom, antes de entrarmos na parte de dicas e estratégias para que você consiga aumentar as renovações do seu clube de assinatura, é importante que você saiba qual é a taxa de renovação de assinaturas do seu negócio.
Além de ser simples de calcular, essa métrica é bastante útil para que você possa estabelecer novas metas alcançáveis dentro desse âmbito e tenha um parâmetro para analisar se as assinaturas que você possuem estão dentro da expectativa esperada ou não e, caso essa resposta seja negativa, você vai conseguir analisar de maneira muito mais precisa o que está prejudicando esse crescimento.
Essa taxa é calculada pelo número de assinaturas efetivamente renovadas sobre o número total de assinaturas planejadas para renovação, e o resultado dessa divisão mostrará a taxa de renovação de assinaturas do seu clube.
O recomendado é que você consiga manter essa taxa acima de 80%, mas esse número pode variar de acordo com o seu nicho de mercado, pois dependendo da sua área de atuação, aspectos econômicos externos podem acabar impactando o seu negócio, alterando essa taxa sem nenhum tipo de interferência direta por parte da sua empresa, por exemplo.
Utilizando essa taxa como base, você pode começar a pensar em estratégias para alcançar o seu objetivo de aumentar o número de renovações do seu clube de assinaturas, que vão desde ações de marketing de relacionamento até a reformulação de estruturas de pagamento do site e elaboração de ofertas exclusivas para assinantes que renovarem a assinatura. Vejamos a seguir:
1 – Marketing de relacionamento é essencial
A preocupação da empresa em construir um relacionamento sólido com o cliente não só ajuda a fidelizar o consumidor como também é fundamental para que a marca seja disseminada no mercado e, consequentemente, a sua empresa consiga criar autoridade dentro do seu nicho de atuação. Para isso, é preciso fazer da experiência do seu cliente a melhor possível para que ele se sinta realmente especial.
Portanto, pensar em estratégias de marketing de relacionamento é uma excelente maneira de aumentar a sua taxa de renovação de assinaturas, pois se os seus assinantes estiverem totalmente satisfeitos com a sua empresa e com o seu atendimento, a probabilidade de que ele procure a concorrência é muito menor, ao passo que a probabilidade de ele recomendar o seu negócio para as pessoas é muito maior.
A longo prazo, além de ser um diferencial da sua empresa para manter os assinantes que já possui, isso vai acabar atraindo mais consumidores para o seu negócio.
2 – Elabore promoções na renovação da assinatura e ofertas exclusivas para cada perfil
No que diz respeito ao preço, podemos pensar em algumas maneiras de a sua empresa conseguir renovar a assinatura dos clientes.
Uma vez que a pessoa já faz parte do seu clube de assinaturas, espera-se que ela esteja disposta a continuar sendo assinante dele caso receba um “tratamento financeiro mais especial”. Esses descontos podem ser oferecidos de maneira progressiva, por exemplo, pois assim você consegue antecipar uma receita importante para a sua empresa, e também pode incluir mudanças de um pacote mais simples para um mais completo (que chamamos de upgrade).
Porém, vale pensar também em estratégias para conseguir recuperar assinantes que estão em atraso ou que não aproveitaram os descontos anteriores. Dessa forma, você consegue englobar basicamente todos os perfis de assinante e consegue oferecer promoções específicas para cada um deles, aumentando a chance de ter sucesso nesse quesito.
Para além dos descontos na renovação da assinatura, pensar em maneiras de tornar as ofertas de produtos e serviços cada vez mais direcionadas para cada tipo de consumidor também é uma estratégia que ajuda nesse sentido, já que o cliente recebe exatamente o que procura ou ainda que seja surpreendido, como nos casos de clubes de assinatura de vinhos ou livros que enviam sugestões novas para o cliente, as novidades são enviadas de acordo com o perfil da pessoa (ou seja, a chance de ela ficar satisfeita é muito maior).
3 – Crie valor agregado para o seu clube de assinaturas
Uma forma bastante eficaz de fidelizar clientes é gerar valor agregado para o seu clube de assinaturas é por meio de parcerias com outras empresas relacionadas ao seu segmento de atuação, pois isso causa a sensação de que o consumidor está usufruindo muito mais dos benefícios que você oferece e, por essa razão, ele tende a permanecer para não perder o acesso a todas essas vantagens que o seu clube de assinaturas possui.
Para que essas estratégias apresentem o resultado esperado, você precisa conhecer muito bem o seu negócio e monitorar a sua taxa de renovação de assinaturas. Assim, você conseguirá acompanhar se as iniciativas adotadas para melhorar esse aspecto da sua empresa estão dando certo ou não.