Como analisar e superar os concorrentes do seu e-commerce? Tão importante quanto olhar para o próprio negócio, é entender também como os outros competidores agem.
Afinal, segundo dados levantados por Neil Patel, em 2023 existem mais de 930 mil sites de e-commerce no Brasil, e os consumidores poem facilmente transitar por essas milhares de lojas em um curto período de tmepo, até acharem o produto e a loja ideal.
Ao contrário do ponto de venda, onde o produto é totalmente tangível ao consumidor e o contato com os responsáveis é imediato, as lojas virtuais não possuem essa vantagem, e precisam conquistar os clientes nos primeiros segundos.
A loja virtual precisa passar uma segurança maior e ser extremamente atrativa, pois os concorrentes no e-commerce são muitos e alguns são conhecidos mundialmente.
Despertar o desejo de compra através de uma interface e passar a credibilidade para o cliente informar seus dados com a certeza que receberá o produto conforme o esperado requer estratégias e diferenciais.
O fato é que do mesmo sofá o indivíduo acessa a diversas lojas virtuais eliminando o fator “distância”, que muitas vezes torna uma compra conveniente. E o grande desafio está justamente em atraí-lo ao seu negócio mesmo quando o caminho é exatamente o mesmo para chegar a milhares concorrentes.
Como analisar seus concorrentes no e-commerce ?
Analisar e identificar as vantagens e pontos falhos de seus concorrentes ajuda a traçar um diferencial competitivo para que sua loja tenha mais apelo e atraia maior quantidade de compradores, além de fidelizar os clientes já ativos.
As principais deficiências do e-commerce se concentram em forma de pagamento e política de entrega, tornando fácil a diferenciação de cada uma das lojas virtuais do mercado.
Vale salientar também a importância da tecnologia no processo, já que velocidade, integrações e usabilidade influenciam cada dia mais na decisão de compra do usuário.
Os proveitos do monitoramento de concorrentes
Quando uma empresa decide monitorar seus concorrentes, os principais motivos que a leva a tomar esta decisão são: aumentar a rentabilidade e a conversão. Assim, é possível conhecer o modelo de ação de quem disputa o mercado com sua empresa, ter insights para aperfeiçoar o seu relacionamento com os clientes, entender por que as pessoas se engajam ou não em torno dos produtos de seu concorrente, aprender com os erros dele e detectar novas oportunidades de negócio.
Uma grande ideia nasce da observação e do entendimento do setor de atuação, onde as empresas mais visionárias buscam atributos para se destacar e lançar tendências.
Segue abaixo três dicas que auxiliam a aumentar a rentabilidade da sua companhia com este tipo de monitoramento:
Tenha métodos inovadores
Compreender uma necessidade exige muito da visão profunda e técnica de segmentos que não estão sendo atendidos. É possível encontrar espaço no mercado, oportunidades de atender uma demanda carente e ajudar na criação de novas idéias.
A venda recorrente, por exemplo, é uma grande tendência para o futuro do e-commerce, mas que, atualmente, é um diferencial, pois não são todos os e-commerces que apresentam esse método de compra. Fique de olho, pois de acordo com o E-commerce Brasil, a venda recorrente deve chegar a 75% das empresas brasileiras em 2023, e a sua empresa não pode ficar de fora.
Siga as estratégias da concorrência e entenda as tendências do mercado
Avaliar e acompanhar as atitudes tomadas pelos competidores em momentos de crise ou quando o mercado se mostra favorável ajuda na tomada de decisões e na elaboração de novos planos de negócios. A partir daí é possível preparar a organização e ficar à frente das empresas que disputam o Market Place.
Elabore planos de precificação
As ferramentas de precificação inteligente são inovadoras e fazem uma análise automática de preços, da concorrência, das novidades e tendências. Elas mantêm o preço do seu produto ou serviço competitivo de acordo com o mercado.
Reajustar em tempo real pode ser determinante na conquista de novos clientes e permite que sua empresa esteja sempre à frente da concorrência.