Como nichos podem ajudar PMEs a crescer no e-commerce?

NICHOS-1

NICHOS

A escolha de segmentos de mercado para concentrar as energias e investimentos de uma empresa é uma decisão importante para o desenvolvimento de qualquer negócio e na área de lojas virtuais isto não é diferente.

A grande competitividade deste setor pode acabar desencorajando novos lojistas a investir na área, sobretudo quando nos referimos a pequenos e médios empreendedores que não possuem um grande volume de recursos ou estrutura para manter a competitividade com grandes varejistas do segmento, mas não se apavore: a solução para este problema é bem simples e não implica em grandes custos para o lojista. Estamos falando da segmentação.

Exatamente por seu porte e volume de clientes que atendem, os grandes varejistas tendem a realizar vendas de produtos mais “genéricos”, isto é, produtos desenvolvidos para o consumo de um grande grupo de pessoas, mas que não apresentam um diferencial ou recurso específico para se adequar as necessidades ou desejos de nichos mais específicos no mercado.

Estes nichos por sua vez, por não serem completamente atendidos pelos grandes varejistas, recorrem a lojistas de pequeno e médio porte que comercializam produtos específicos para suas necessidades, como é o caso, por exemplo, de lojas de esportes especializadas em uma única modalidade, livrarias especializadas na venda de quadrinhos ou ainda lojas de roupa especializadas em um determinado estilo ou tipo de vestuário. É importante destacar, contudo, que a escolha de nichos de mercado, apesar de vantajosa, deve ser realizada não considerando apenas a oportunidade, mas também o perfil do público em questão e as capacidades da própria empresa em atender as expectativas destes clientes.

Se bem efetuada, a segmentação do mercado em nichos específicos pode ser uma excelente porta de entrada para que lojistas de pequeno e médio porte se estabeleçam e desenvolvam seu negócio.

Visite: plataforma de ecommerce

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp Comercial

  • Hidden
  • Hidden
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.