O hábito dos brasileiros em comprar todos os tipos de produtos online se fortaleceu ainda mais durante a pandemia. Somente no primeiro semestre de 2020, o segmento de ecommerce, incluindo e-commerce para roupas cresceu 71%, faturando mais de R$ 27,3 bilhões.
Esses números, de fato, servem de motivação para quem pensa em abrir uma loja online de moda. Afinal, comprar roupas aproveitando as lojas virtuais é uma das preferências de grande parte dos brasileiros.
Mas se você não sabe por onde começar e o que deve fazer para ter um ecommerce para roupas, não se preocupe! Vamos te ensinar o passo a passo de como montar um ecommerce com muita praticidade. Confira!
Como montar um e-commerce de roupas em 4 passos
O processo de criar uma empresa abrange vários fatores. Então, você precisa pensar no produto que deseja vender, no público com o qual espera trabalhar e nos preços que pretende praticar no mercado.
Mas para tornar todo esse planejamento mais organizado, selecionamos 4 dicas muito úteis que todo empreendedor deve pensar antes de iniciar um negócio online. Vamos lá!
1- Determine um valor de investimento
Quanto você planeja investir em sua loja online? Esta é uma pergunta a fazer no início do processo de abertura de qualquer tipo de negócio. Por isso, vale determinar um valor de investimento que possa cobrir:
- Despesas fixas e variáveis como impostos;
- Contratação de plataforma de ecommerce;
- Compra de produtos;
- Contratação de mão de obra.
2- Escolha um nicho de mercado
Ainda que você tenha escolhido o segmento de moda, este segmento possui vários nichos.
Por exemplo, é possível vender roupas para todos os nichos: masculino, feminino, infantil e plus size.
Contudo, um desses nichos pode ser o eleito pela sua loja para atender a um público específico: mulheres, homens, crianças ou público plus size.
Além disso, tenha em mente que escolher um nicho ajuda a criar uma comunicação mais direcionada ao seu público-alvo.
3- Escolha de bons fornecedores
Durante o processo de seleção dos fornecedores, leve em conta fatores como:
- Seus fornecedores entregam produtos de qualidade?;
- Os fornecedores listados praticam preços competitivos
- Seus fornecedores realizam entregas rápidas;
- Oferecem formas de pagamento mais flexíveis (o que ajuda no fluxo de caixa)?
Depois de analisar todas essas questões, você poderá definir com quais fornecedores deve trabalhar. Além disso, lembre-se que é importante ter mais de um fornecedor, o que aumenta seu poder de barganha.
4- Utilize uma plataforma de e-commerce para roupas e acessórios
Se você vai vender roupas online, obviamente precisa de uma plataforma de loja virtual com recursos e funcionalidades especiais para gestão do ecommerce. A Betalabs, por exemplo, já atende a várias empresas do ramo, que utilizam nossa plataforma por conta das vantagens:
- Nossa plataforma oferece gestão facilitada (Automação de emissão de nota fiscal, emissão de etiquetas, tabelas de frete, etc);
- Não cobramos percentual de vendas;
- Temos API pública para integração com aplicações e marketplaces.
Experimente a Betalabs você também! Agende uma reunião online com um dos nossos gerentes de vendas e veja como a nossa solução pode ser efetiva para o seu negócio!