O sucesso de uma plataforma de e-commerce é influenciado por inúmeros fatores. O primeiro deles é a escolha de uma plataforma com recursos e funcionalidades que otimizam a gestão dos negócios.
Depois disso, é importante oferecer produtos de qualidade, proporcionar uma boa experiência de compra e ter meios de pagamento seguros.
Mas você pensa que o trabalho após a compra concretizada e o produto entregue se encerra aí? Nada disso! Além de atrair, você também deseja fidelizar clientes, é fundamental priorizar o atendimento pós-venda.
Neste post da Betalabs, plataforma de e-commerce e Sistema ERP, confira quais ações garantem mais qualidade e eficácia no pós-venda. E, por consequência, mais sucesso e lucros para o seu negócio!
Mantenha um histórico das compras do cliente e de visitas ao site
Nenhum empreendedor deseja vender apenas uma vez para um cliente, certo? Assim, o ideal é manter um relacionamento próximo com seus clientes, inclusive, para atender às demandas e expectativas deles.
Sendo assim, mantenha sempre registros e históricas de compras e até de visitas a determinadas páginas do seu e-commerce. Dessa forma, poderá realizar novas ofertas segmentadas, de acordo com o perfil e preferências de cada cliente.
Tenha canais abertos de comunicação com cliente
Do mesmo modo que os canais de comunicação – site, redes sociais, chat online, e-mail – são cruciais na estratégia de atração de clientes, esses mesmos canais permitem um contato direto durante e após a compra.
Ao disponibilizar diferentes canais de comunicação, você mostra que sua empresa/ marca está sempre à disposição para receber sugestões, solucionar eventuais problemas e esclarecer dúvidas.
Como resultado, seus clientes se sentirão mais seguros em saber que podem confiar no seu atendimento e no seu serviço de vendas.
Personalize o e-mail marketing da sua plataforma de e-commerce
Ainda que as compras online já façam parte da vida dos usuários de internet, muitos ainda se sentem mais seguros quando percebem que a empresa fornece o suporte necessário para o processo, do começo ao fim.
Sendo assim, o envio de e-mail marketing é uma estratégia que dá resultados quando aplicada corretamente. A primeira dica para esse serviço é personalizar os envios de e-mails. É possível programar envios automáticos em casos de:
- Confirmação do pagamento;
- Atualização sobre o envio do produto, enviando também o link de rastreamento do transporte;
- Confirmação sobre o recebimento do produto pelo cliente;
- Breve pesquisa de satisfação após a entrega.
Por fim, nunca subestime a importância do serviço pós-venda! Afinal, a forma como sua empresa acompanha a jornada de compra do cliente diz muito sobre o negócio. E, com isso, certamente a marca ganha clientes mais fiéis e muito mais engajados.
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