Como evitar erros de SEO em seu e-commerce

EVITAR_ERROS_SEO

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Quase todo empreendedor da área de e-commerce e negócios online sonha em ter seu site bem posicionado nas pesquisas do Google. Porém, conseguir uma boa colocação nas primeiras páginas dos buscadores é um verdadeiro desafio. Além de existirem milhares de sites disputando espaço com o site da sua loja, as mudanças nos algoritmos de busca do Google são constantes.

Desse modo, é preciso estar atento às estratégias de SEO que você utiliza em seu site para não cometer erros e dificultar ainda mais que a sua loja suba no ranking. Confira abaixo como você pode evitar os erros mais comuns.

 

Faça boas descrições de seus produtos

Descrições de produtos mal-feitas ou copiadas são um erro que muitos sites de lojas virtuais cometem. Se os seus produtos apresentam uma descrição rasa sobre o que ele é, o posicionamento da sua loja nos mecanismos de busca será prejudicado. Isso vale também para descrições copiadas de outros sites, portanto evite copiar exatamente as descrições dos produtos de seus fornecedores, por exemplo, ou de grandes lojas do varejo eletrônico. Descreva cada um de seus produtos de forma clara, bem detalhada e que ajude o cliente a entender se aquele produto tem o que ele deseja.

 

Permita que seus clientes ofereçam opiniões sobre os produtos

Muitas lojas virtuais mantém a opção de comentários desabilitada com receio de receber opiniões negativas sobre seus produtos. Porém, os comentários e depoimentos dos clientes são um dos maiores facilitadores na hora de fazer seu site subir no ranking. Como a maioria dos compradores procura ler opiniões de outras pessoas a respeito da loja e dos produtos que desejam comprar, o Google favorece as páginas de produtos que possuem uma boa quantidade de avaliações. Portanto, utilize ferramentas que permitam que o cliente deixe sua opinião.

 

Tome muito cuidado com conteúdo duplicado

Pela praticidade, muitos sites costumam replicar as meta tags de uma página a outras, contribuindo com a geração de conteúdo repetitivo. Além das tags, atente-se a fotos de produtos utilizadas repetidamente, descrições iguais para produtos diferentes, o mesmo produto cadastrado mais de uma vez, etc. Este erro pode acarretar na “punição” da sua página pelo Google e, consequentemente, na perda de ranqueamento.

 

Não escreva títulos genéricos

Jamais deixe a tag <title> das páginas internas de seu e-commerce com títulos genéricos (ex: “Página 1”) ou somente o nome da sua loja. Procure colocar títulos únicos e que dizem respeito a cada uma das páginas, evitando repetir o mesmo título em páginas diferentes para não confundir o Google e, assim, perder posições.

 

Integre seu site com as redes sociais

A presença do seu e-commerce nas mídias sociais é, hoje, imprescindível. Não esqueça de incluir em seu site os links que levam a elas, pois além de facilitarem o ranqueamento, ainda auxiliam novos compradores a formar uma opinião a respeito da sua loja.

 

Redirecione os links quebrados

Uma das coisas que o Google odeia são links que levam a páginas que não existem mais, fazendo aparecer o famoso erro 404: página não encontrada. Para evitar que isso ocorra, monitore o conteúdo de seu site e faça uso do Redirecionamento 301, que redireciona as páginas inexistentes para páginas válidas.

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