Como criar um posicionamento digital através de vendas em comércios eletrônicos

posicionamento digital

Trabalhar o posicionamento digital e comércios eletrônicos é um processo que envolve uma série de estratégias. O fato é que ter um bom posicionamento na internet ajuda a organização a se transformar em autoridade no mercado.

Hoje em dia, o que mais se vê são marcas que investem em blogs, páginas nas redes sociais e canais relacionados ao negócio e àquilo que ele faz e oferece.

Elas também investem em estratégias com o objetivo de humanizar a marca, como no caso de piadas, fatos curiosos, perguntas cotidianas, mensagens ao longo do dia e assim por diante.

São ações que, além de humanizar a empresa, também geram engajamento e trazem boa repercussão. Mas só é possível alcançar esse propósito quando as publicações são genuínas, ou seja, não se baseiam em conceitos genéricos nos canais.

Isso pode fazer com que a organização prejudique seu posicionamento digital. Porém cuidar muito bem dele é fundamental, porque ele influencia diretamente na maneira como o público enxerga a companhia.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, o presente artigo vai mostrar o que é posicionamento digital, os impactos que traz para a empresa, a importância de se destacar na internet e como as vendas recorrentes e clubes de assinatura contribuem para isso.

O que é posicionamento digital

Posicionamento digital é um elemento muito importante para o planejamento e desenvolvimento de marketing digital das empresas, seus produtos e serviços.

Traçar uma boa posição na web é um processo que começa com a definição de uma proposta de valor, totalmente focada no cliente e na razão de existência da marca. Dentre as perguntas que a empresa precisa responder estão:

  • O que a marca representa;
  • Seu propósito;
  • Objetivos comerciais;
  • Como e o que agrega valor.

Fabricantes de biseladoras de vidro também precisam considerar alguns insights que ajudam a aprimorar seu posicionamento digital. Uma companhia que está na internet há muito tempo, tem acesso a uma quantidade maior de dados.

Ela consegue entender seu público, as atividades digitais que realiza e informações sobre a própria marca. Também tem mais facilidade para visualizar estatísticas de engajamento nas redes sociais e usar interfaces analíticas incorporadas à conta.

É possível, por exemplo, usar o Google Analytics para saber quem acessou o site da empresa, como as páginas são classificadas, dentre outras informações que têm como base uma grande variedade de métricas de desempenho.

O gestor precisa fazer uma lista de tudo o que gostaria de saber sobre o negócio, e a partir disso definir como ele vai se posicionar na internet. Isso pode ser feito com base em dados demográficos, preferências por produtos, entre outros.

O posicionamento também ajuda uma empresa de drenagem de solo encharcado a entender como funcionam suas campanhas de marketing e o tipo de público que cada uma costuma atrair.

Mas a maior vantagem do posicionamento digital é poder encontrar dados online que fornecem informações precisas para as tomadas de decisão.

Impactos do posicionamento para as empresas

O comércio eletrônico vive seu auge, mas para que a plataforma consiga atrair clientes e vender, é fundamental construir um bom posicionamento digital.

Ele traz vários impactos para as empresas, e um deles é a facilidade em reter e fidelizar clientes. A premissa do posicionamento é obter uma posição de destaque na mente dos consumidores, com isso, a marca será a primeira escolha deles.

Somente por meio de um bom posicionamento é possível destacar a organização perante os concorrentes, algo que facilita até mesmo a fidelização.

A plataforma vai desenvolver uma conexão emocional com o público, uma vez que a escolha de uma marca está relacionada ao comportamento, princípios e valores do consumidor.

Ao se consolidar em um segmento de mercado e alcançar visibilidade na internet, o negócio terá mais vantagem competitiva, e isso ajuda a promover seus pontos de diferenciação.

As pessoas procuram tudo o que precisam na internet, desde roupas até chácara para alugar réveillon preço. As empresas que se destacam são aquelas que possuem um bom posicionamento digital.

Ter boas estratégias de posicionamento é crucial para usar o poder de comunicação, reverter situações negativas e até mesmo manter a reputação do negócio no mercado em que atua.

Por fim, uma empresa bem posicionada na internet consegue posição de destaque no mercado, conhece melhor seu segmento de atuação, identifica oportunidades e ainda consegue traçar estratégias assertivas.

Importância do posicionamento para se destacar

Não é novidade para ninguém que, hoje em dia, as marcas precisam dos canais digitais para divulgar seus produtos e serviços e se comunicar com os clientes, e é exatamente por isso que o comércio eletrônico cresceu tanto.

O comportamento do consumidor também mudou, e isso acontece porque ele tem mais facilidade para obter as informações que precisa, como o endereço de um consultório médico especialista em disfunção erétil.

A facilidade em acessar informações e fazer pesquisas tornou o consumidor mais exigente e ativo na relação de compra e venda. Muitos produtos estão a um clique de distância, e isso faz com que cada vez mais empresas marquem presença no universo digital.

Foi justamente por isso que o marketing digital cresceu tanto e acabou se transformando em uma ferramenta poderosa para conquistar mais visibilidade.

Também elevou as chances de vender, e tendo em vista que o comércio eletrônico depende exclusivamente da internet para atrair e vender, nada mais sensato do que investir em marketing digital e construir um bom posicionamento.

Deixar de investir nesse sentido é correr o risco de não ser encontrado pelas pessoas que se interessam por seus produtos e serviços, em outras palavras, a marca pode perder clientes e potenciais clientes para a concorrência.

Para uma loja de kit placa solar 150w, ter uma boa presença digital ajuda a construir autoridade para a marca, faz com que ela se torne uma referência, além de aumentar seu valor no mercado.

Importância das vendas recorrentes em clubes de assinatura

As vendas recorrentes e os clubes de assinatura podem contribuir muito com o comércio eletrônico. Mas antes de entender essa importância, é necessário lembrar que o e-commerce já provou ser um dos segmentos mais resilientes e promissores.

Ele traz vantagens tanto para os empreendedores quanto para os consumidores e isso tem aumentado cada vez mais seu espaço e sua participação no mercado. Inclusive, para os estabelecimentos físicos, é uma forma de alavancar o faturamento.

A recorrência, dentro das lojas virtuais, costuma funcionar como um clube de assinaturas, outro segmento de mercado que cresce continuamente e rende muitos lucros para a economia do país e das organizações.

Assim como uma empresa de locação de coworking pequeno pode investir nessa modalidade, uma loja online também pode.

Tanto é que, de acordo com uma pesquisa realizada pela Business to Community, 54% dos consumidores online revelam que têm, ao menos, uma assinatura ativa.

Os clubes de assinatura trazem inúmeros benefícios para os empreendedores e clientes, afinal, para muitas pessoas, receber uma caixa com seus produtos preferidos em casa é sempre muito agradável.

Por exemplo, uma loja virtual que vende cosméticos percebeu que durante certa época do ano a compra de determinado produto aumenta muito, e isso faz com que ele se torne um dos mais vendidos da plataforma.

Com base nessa recorrência, ela pode criar uma caixa maleta grande com esse produto e outros que são sucesso de vendas e criar um plano de vendas recorrente sustentável para o negócio.

Supondo que o aumento aconteça durante o mês de junho, a companhia não precisa mais esperar esse mês do ano chegar para fazer suas vendas.

Com a recorrência, durante o período será feita uma cobrança automática no cartão dos assinantes, trazendo mais previsibilidade de receita, além de melhorar a gestão de estoque.

Para o consumidor, receber uma caixa de assinatura em casa traz mais comodidade e facilita o acesso a seus produtos preferidos, que são esses aspectos simples que transformam os clubes de assinatura em uma grande febre.

Qualquer negócio, como um fabricante de estrutura de metal para telhado, investe em maneiras de tornar sua receita mais previsível e fidelizar seus clientes, e no caso das lojas virtuais, o clube de assinatura é o caminho perfeito para isso.

Para evitar inadimplência, basta fazer o clube de assinaturas por meio de cartão de crédito, o que potencializa ainda mais a previsão de receita e a gestão de estoque. Além de entrar na organização mensal do cliente.

Considerações finais

O posicionamento digital é fundamental para que as empresas, principalmente o comércio eletrônico, consiga se destacar na internet, atrair as pessoas certas e vender com mais facilidade seus produtos e serviços.

As lojas virtuais ainda podem contar com estratégias inteligentes, como os clubes de assinatura e venda recorrente, para potencializar ainda mais as vendas e manter seus clientes sempre por perto.

A união entre ambos é a estratégia perfeita para aumentar o alcance da marca e manter a previsibilidade da receita.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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