O surgimento da internet criou um novo universo de consumo: muito maior e mais dinâmico que o mundo offline e (até então) tradicional. Dentre as mudanças provocadas, surgiram inúmeros serviços e ferramentas para facilitar a vida dos consumidores. Entretanto, uma das variáveis mais importantes nesse novo modelo, uma mistura de online e offline, é a “socialização das vendas”.
Com a popularização das mídias sociais (Brasil é um dos principais consumidores do Facebook e Youtube), o processo decisório do consumidor mudou. Atualmente, além de fatores técnicos e do preço, a opinião de outros usuários, especialmente amigos e familiares, é, em muitos casos, o fator mais importante antes de decidir uma compra.
Assim, ter perfil nas principais mídias sociais se tornou obrigação para as empresas que querem se destacar e superar a concorrência. Especialmente, pequenas e médias que, em muitos casos, têm nestes canais os únicos meios de comunicação.
Presença
Além de perfil nas principais mídias, é importante mantê-los sempre atualizados. Alguns especialista argumentam que posts demais podem afastar os usuários de sua página. No entanto, especialmente no começo, a freqüência é uma forma eficiente de chamar a atenção para sua página.
Compartilhe conteúdo em todos os perfis, mais de uma vez ao dia. Além de aumentar a relevância nas buscas, você, pela recorrência, será lembrado pelos usuários que se enquadram em seu target.
Seja referência
Invista na produção de conteúdo relevante. Marcas pouco conhecidas conseguem atrair um grande número de seguidores por postarem conteúdo útil, gerando compartilhamentos.
Além disso, as pessoas passam muito mais tempo consumindo informações nas mídias sociais do que em portais. Sendo assim, se postar conteúdos relevantes, com a freqüência correta, sua página será uma das primeiras que as pessoas buscarão quando quiserem informações (ou comprar algo) sobre determinado assunto.
Regra 80/20
Não jogue todo o trabalho que teve para atrair seguidores no lixo. Tome muito cuidado com o tipo de postagens que costuma realizar. Uma boa dica é considerar a proporção 80/20. Ou seja, 80% de suas postagens devem ser com conteúdo relevante para os usuários e os 20% restantes com ofertas e promoções. Isso evitará que as pessoas se cansem de suas postagens e deixem de seguir sua página.
Nos primeiros meses, entretanto, vale considerar a regra 95/5, para otimizar o número de postagens com conteúdo relevante e adquirir uma boa base de seguidores antes de veicular promoções.
Qualquer dúvida, escreva nos comentários que responderemos o mais rápido possível.
Boa sorte!
Betalabs 🙂