Como aproveitar novas oportunidades do mercado

post24

post24

O empreendedor pode ganhar da concorrência, mas costuma perder para o mercado. Por isto, mais importante que entender a concorrência, é entender o mercado em que você está atuando.

Seu negócio não está sendo limitado apenas pela concorrência, mas também pelas oportunidades que se encontram no seu ambiente de atuação. Tanto para um empreendedor que está começando, ou para um grande empresário, esta é uma das chaves para se diferenciar entre o mar de oportunidades.

Para tal, separamos 3 dicas para que você não se perca neste momento, e possa aproveitar o que o mercado lhe oferecer:

1- Entenda o Mercado em que atua, ou deseja atuar:

Dentre os empresários, é comum encontrar aqueles que já sentiram o problema  que agora procuram solucionar com seus negócios. Para tal, ao iniciar uma empresa, é necessário não só saber quantas pessoas passam pelo mesmo problema, mas também  entender aonde elas se encontram, aonde mais existem soluções para elas, e até quantas pessoas podem ser atingidas por este problema.
Tais dados são fundamentais para a compreensão do mercado, e para estudar se sua empresa é viável ou não em tal segmento.  Talvez, após este estudo,  pode-se constatar que o melhor para uma empresa, é que ela mude de segmento para ter mais oportunidades para crescer.

2- Conheça seus clientes:

Assim como entender o mercado, entender a clientela é de grande ajuda. Só esta sabe de fato, o que o seu produto precisa oferecer, e por quanto tempo. Entender suas necessidades e particularidades garantirão para você uma adaptação melhor ao nicho em que você atua, e pode até lhe fornecer novos nichos para que você atue.

3-Saiba investir no momento certo:

No mercado , uma empresa que atua sozinha tem poucas chances de aumentar o potencial de mercado.
Tirando grandes inovações, a expansão de um mercado ocorre de uma forma natural, e desregrado.
Um bom exemplo, seria a internet.  Existem empresas que tentaram se aproveitar da internet em seu começo, para realizar publicidade.  Entretanto, foi só com o advento dos browsers (como o internet Explorer e o Google Crome) que se viu uma expansão no número de usuários da internet. Tanto que atualmente é comum observar empresas que criam publicidade focada em meios digitais.
No mercado, existe uma analogia que se encaixa muito nesta situação. A oportunidade é como uma onda, caso você tente pegar esta onda quando ela se forma, a possibilidade de você se cansar antes alcançar o momento certo é muito grande, e você acabar sem dinheiro para investir quando houver a expansão do mercado. Ao passo que caso você entre muito depois, a onda irá passar por cima de você,  quando o segmento já tiver empresas grandes ou até  esteja começando a saturar.

Por isto, entenda o mercado antes de pular de cabeça nele. As oportunidades são melhor aproveitadas por aqueles que as compreendem melhor.

Espero que estas dicas lhe ajudem a crescer, e caso necessite  de ajuda, você pode contar com nosso time de consultores, prontos para atender suas perguntas via Chattelefone, ou pelo E-mail:atendimento@betalabs.com.br.

Até a Próxima 🙂

Betalabs

photo credit: sebr via photopin cc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp Comercial

  • Hidden
  • Hidden
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.