A personalização de produtos tem se provado não como uma tendência passageira, mas sim uma nova característica do modelo de compra do consumidor contemporâneo, mostrando-se vantajosa não apenas para o cliente como também para a empresa.
A busca por produtos exclusivos e “com a sua cara” tem motivado cada vez mais consumidores a compra, isto porque, muito além de conferir status ou individualidade, produtos personalizados podem se adequar as necessidades e desejos específicos deste consumidor, aumentando seu índice de satisfação com a compra e agregando valor ao produto. Para a empresa, por sua vez, além de contar com clientes satisfeitos, oferecer a possibilidade de customização de seus produtos permite atingir consumidores em nichos pouco explorados do mercado, bem como poupa custos logísticos e operacionais como a estocagem de mercadorias ou a previsão de demanda de produção.
Além de reduzir custos, a personalização de produtos também promete aproximar empresas e clientes, desenvolvendo relacionamentos mais estreitos com os mesmos que, de modo geral, gostam de participar e acompanhar cada etapa da produção para garantir que o produto final esteja de acordo com suas preferências. Para estes clientes, pagar mais por um produto é uma opção válida desde que os benefícios da personalização justifiquem seu preço.
Empresas como a Dell ou Adidas são exemplos de empresas de sucesso que fazem amplo uso de recursos de personalização, oferecendo, além do modelo básico, diversas opções de customização para seus produtos que variam desde componentes que impactam diretamente no desempenho até mesmo itens para acabamento decorativo.