Clube de assinaturas utilizando a plataforma VTEX: o que é necessário para fazer a integração

clube de assinaturas vtex

Plataformas para clubes de assinaturas e e-commerces: quais as diferenças?

Atualmente, existem diversas plataformas de e-commerce que entregam as soluções mais variadas. A escolha da plataforma ideal para você, é claro, vai depender dos seus objetivos, das suas necessidades e das suas limitações. A VTEX é uma das maiores plataformas para e-commerces do país, porém, caso você esteja interessado em abrir um clube de assinaturas, existem outras possibilidades.

Mas, afinal qual a diferença entre uma plataforma para e-commerce e uma plataforma para venda recorrente?

Um negócio que vende com recorrência exige algumas ferramentas especifícas, como:

  • oferecer a opção para os seus clientes de de gerenciar, cancelar, atualizar cartões de crédito, etc;
  • é preciso que exista um cuidado extra com a segurança do pagamento, já que ele irá acontecer periodicamente;
  • criar planos e pagamentos especifícos e diferenciados;
  • opção de tornar um carrinho recorrente;

Entre outras opções para oferecer a melhor experiência aos seus clientes.

Porque utilizar uma plataforma de clube de assinaturas?

Uma plataforma comum para uma loja online dificilmente poderá oferecer o melhor serviço para o seu clube de assinaturas, devido a essas especificação citadas.

Além disso, uma boa plataforma de pagamento recorrente, como a Betalabs, otimiza o fluxo de cobrança. Além de cobranças recorrentes, a plataforma possui um sistema de gestão completo para gerenciamento de pedidos, emissão de Notas Fiscais e controle de estoque.

Uma plataforma de clubes de assinatura permite que o seu cliente assine os seus produtos ou serviços, com cadastro e pagamento em uma única tela. Evita também a inadimplência: o sistema notifica a área de cobrança sobre os pagamentos em atraso e realiza a cobrança automática, realizando as etapas com mais agilidade e sem risco de erros.

Saiba mais sobre o pagamento recorrente

Como criar um clube de assinaturas utilizando a plataforma da VTEX

Se você possui um e-commerce que utiliza a plataforma VTEX e vai investir em um clube de assinaturas, existem algumas alternativas para que isso ocorra de maneira eficaz e sem dor de cabeça! Conheça algumas soluções para a integração:

Crie um nome especifíco para o seu clube

Muitas empresas separam a marca da loja virtual da marca do clube de assinaturas. Nessa estratégia, o nome, o site, a identidade visual e o branding da empresa são estruturados novamente. Essa solução ajuda no posicionamento da marca no mercado, considerando que os produtos vendidos por assinatura são diferentes daqueles vendidos na loja. Além disso, o foco é totalmente dedicado ao clube, dando destaque no mercado.

A The Gin Flavors, por exemplo, é um e-commerce de gins e tônicas, que utiliza a plataforma VTEX, e criou o The Alchemist Club: O Clube do Gin com a Betalabs. Ao explorar os sites, é perceptível que o foco de cada um é diferente, e essa estratégia se mostra eficaz, tendo em vista que esse é um dos maiores clubes de bebidas alcóolicas do país.

Além disso, a criação de um novo nome que seja criativo e chamativo, te ajuda a garantir um destaque no rankeamento do Google!

Utilize um subdominío

Outra alternativa é a criação de um subdominío. Nesse caso, não será desenvolvida uma nova marca apenas para o clube, porém, para que você crie um clube de assinaturas, é necessário que seja criado um dominío secundário a partir do seu site principal.

Ainda seguindo o exemplo da The Gin Flavors, eles utilizam o dominío clube.theginflavors.com.br/clube. Essa é uma das alternativas mais utilizadas para criar um clube com outra tecnologia. A lógica é a mesma à do tópico anterior, porém não é necessário que um novo nome seja criado apenas para o clube.

Utilize banners

A VETEX oferece a possibilidade dos e-commerces de incluirem diversos banners pelo site, que irão direcionar os usuários para outras páginas. Você pode utilizar esses banners para direcionar os seus clientes para finalizarem o pedido com o checkout da Betalabs.

Migre de plataforma de e-commerce

Uma outra solução é a migração de uma plataforma de e-commerce para a da Betalabs, dando um passo a mais com o seu e-commerce. Apesar das diversas possibilidades apresentadas de integração entre as plataformas, unificar as duas plataformas – a da loja e a do clube – é uma solução mais eficiente, que irá concentrar todos os eus processos em um só lugar, facilitando a sua gestão. A plataforma de e-commerce da Betalabs é uma das melhores do país, com tecnologia efetivamente comprovada pelos mais de 700 cases de sucesso e 500.000 assinantes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp Comercial

  • Hidden
  • Hidden
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.