Clube de assinaturas: métricas importantes para você acompanhar em 2020

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Se você deseja crescer como um empreendedor em 2020, construir um clube de assinatura pode ser um bom investimento. Contudo, é essencial manter uma gestão eficaz dos negócios e ficar atento a algumas métricas. 

Afinal, são elas que vão indicar se o seu site de pagamento recorrente está no caminho favorável ou não. 

Neste artigo, a Betalabs vai mostrar as principais KPI’s que você deve analisar em 2020. Confira! 

Principais métricas para um clube de assinatura

Muitas empresas em todo o mundo estão adotando plataformas de cobrança recorrente como parte da estratégia de negócio. Logo, o surgimento de vários sites de clube de assinatura faz com que os empreendedores necessitem de aliar boas práticas de gestão com análises de números importantes que possibilitam reduzir a inadimplência e elevar os lucros.

1- Receita Mensal Recorrente (MRR)

Essa métrica é essencial para assistir e será o número principal em seus cálculos de rentabilidade quando usar uma plataforma de cobrança recorrente. Em suma, o MRR é a receita recorrente contabilizada ao final de cada mês. 

Para calcular esse número, basta efetuar o faturamento total de clientes existentes que pagaram em um determinado mês, adicionando os pagamentos do primeiro mês que recebeu de novos clientes.

Se o MRR estiver se elevando, isso significa a aquisição de mais clientes a um bom ritmo, além de menos clientes cancelando o serviço.

2- Churn rate (taxa de cancelamento)

Churn é a taxa de cancelamento, ou seja, o número de clientes que você perde a cada mês. Essa taxa pode variar de mês a mês e depende de vários fatores. 

Porém, pode ser o melhor indicador do quão bem (ou mal) você selecionou seu público-alvo e os produtos que oferece a eles. 

Além disso, lembre-se de que suataxa de rotatividade deve ser menor que a taxa de crescimento para os negócios possam, de fato, expandir.

Por exemplo, se você tem 100 clientes e perde 10 clientes em um determinado mês, sua taxa de cancelamento é de 10%. 

Para realmente crescer, será necessário a inscrição de mais de 10 clientes no próximo período. Caso contrário, sua taxa de rotatividade será reduzida à sua base de assinantes. 

3- Payback 

O payback é a taxa que indica quanto tempo um cliente deverá pagar por seus serviços para dar lucro à sua empresa

É considerado uma taxa de retorno de investimento, sendo essencial para você descobrir em quanto tempo seus negócios realmente começarão a apresentar bons resultados financeiros. 

Como realizar o controle de todas essas métricas sem cometer erros?

Se você ainda está engatinhando como um empreendedor ou já possui experiência nisso, saiba que pode melhorar a gestão das métricas com a ajuda da Betalabs

Temos um ERP integrado, permitindo a você fazer a gestão unificada dos seus negócios. 

Com a Betalabs, controle as cobranças, a recorrência de pagamentos, promova o controle de estoques, emita NFs e gere relatórios personalizados em tempo real. Todos esses processos são automatizados com o sistema de Workflow.

Para saber mais, acesse nosso site!

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