Clube de Assinaturas: como foi em 2020 e o que esperar em 2021

Clube-de-Assinaturas-como-foi-em-2020-e-o-que-esperar-em-2021

O mercado de Clubes de Assinaturas, que já havia se consolidado em países como os Estados Unidos, teve um “boom” em 2020 no Brasil. Somente no período da pandemia, foram mais de 800 novos sites de assinaturas criados para atender a uma demanda latente.

De fato, os consumidores brasileiros estão, cada dia mais, sendo atraídos pela facilidade de comprar online e pela exclusividade que os clubes de assinatura oferecem. 

Esse aquecimento todo em 2020 promoveu dezenas modalidades de assinaturas venda recorrente de produtos digitais, serviços e benefícios para associados – em segmentos dos mais variados. 

E as tendências para 2021 são ainda mais promissoras. Por isso, neste post da Betalabs, confira a projeção de crescimento dos sites de assinatura para o ano que vem! 

Clubes de assinaturas: Números em 2020

Separamos alguns números e estatísticas interessantes que mostram o crescimento desse modelo de negócio online no Brasil e no mundo:

  • Nos Estados Unidos, onde o mercado de sites de assinatura é mais consolidado, o faturamento chega a ser cerca de 50 vezes maior que no Brasil;
  • Em 2019, as empresas que operam com clubes de assinatura tiveram faturamento de US$10 bilhões;
  • Em 2020, os clubes de venda recorrente no Brasil movimentaram um montante de cerca de R$1 bilhão;
  • O setor de vendas por assinatura por aqui cresceu 10% em 2020;

Além disso, um levantamento da Betalabs mostra que o número de sites de venda recorrente aumentou para 800 em 2019 (Havia 300 empresas do tipo no país em 2014, de acordo com a ABComm).

Já em 2020, são mais de 3 mil novos clubes criados e 4 mil serviços em funcionamento.

Segmentos que tiveram destaque em 2020

Além do segmento de bebidas, que teve crescimento de 960% em volume de vendas, segundo levantamento da Synapcom, outros setores também puderam comemorar, sendo eles: 

  • Clubes de entregas de alimentos
  • Sites de assinatura de venda de produtos orgânicos;
  • Plataformas de assinatura de entretenimento, com um pico de crescimento de 85%, segundo relatório da Recurly;
  • Clube de livros infantis.

Certamente, esses segmentos servem de exemplo para empreendedores que querem começar um negócio online. Por isso, vale a pena fazer uma pesquisa de mercado para entender melhor como esses setores funcionam. 

Tendências para clubes de assinaturas para 2021

Veja abaixo algumas das principais categorias de assinaturas e algumas das principais tendências do modelo de venda recorrente. 

Nicho e Curadoria

O modelo de Nicho e Curadoria é o mais aplicado nos sites de assinatura. Neles, as empresas oferecem caixas personalizadas com produtos exclusivos como cosméticos, sex shop, livros, bebidas finas, cervejas, produtos artesanais e produtos geek. 

Clube de Associados

O modelo de Clube de Associados oferece serviços exclusivos, cupons de desconto ou benefícios em vários segmentos. Então, o cliente que faz a assinatura pode desfrutar de vantagens, incluindo frete grátis, recompensas, bônus, descontos e muito mais. 

Infoprodutos

Os assinantes assinam um plano mensal de infoprodutos para terem acesso a conteúdos exclusivos em formato de e-books, livros, revistas e conteúdos online fechados. Portais jornalísticos como Estadão e Folha de S.Paulo já aderiram a esse modelo. 

Aproveite que os sites de assinatura estão em alta e crie já o seu com a plataforma da Betalabs! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Whatsapp Comercial

  • Hidden
  • Hidden
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.