Calendário para e-commerce 2023: as principais datas para vender mais

Calendário e-commerce 2023

2022 definitivamente foi um sucesso para as lojas virtuais. De acordo com dados da ABComm Forecast, o e-commerce brasileiro faturou R$169.59 bilhões, um aumento de 12% em relação a 2021. A mesma pesquisa prevê que em 2023 esse faturamento aumente em 9%, faturando mais de R$185,70 bilhões. Para isso, os donos de lojas virtuais precisam se preparar, e ficar de olho no calendário de 2023 para e-commerce e aproveitarem todas as principais datas para vender mais, e crescerem conforme o mercado.

Por isso, separamos as principais datas de 2023 que vão ajudar o seu e-commerce crescer muito!

Calendário para e-commerce 2023

Fevereiro

21 de feveiro – Carnaval

O carnaval é uma excelente oportunidade de lucrar mais para varejos que vendem bebidas, alimentos, roupas, maquiagens, itens de festa, entre outros itens típicos das festas.

Março

8 de março – Dia das Mulheres

Se as mulheres são o seu público-alvo, essa é uma data extremamente importa para vender mais, e, além disso, promover campanhas de conscientização e se aproximar mais do seu público.

Abril

9 de abril – Páscoa

Essa é a data favorita das empresas de chocolates! Você pode oferecer descontos, lançar linhas especiais para a data, montar kits prontos para presentes…

Maio

14 de maio – Dia das Mães

Uma das melhores datas para o faturamento das empresas de varejo, as campanhas direcionadas para essa comemoração são indispensáveis.

Junho

12 de junho – Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados pode ser vantajoso para empresas dos mais diversos segmentos, como empresas que vendem chocolates, roupas, acessórios, itens de decoração, etc. Essa também é uma das datas favortias dos comerciantes varejistas.

Julho

20 de julho – Dia do Amigo

Apesar de não ser uma data que chama tanta atenção, é uma excelente oportunidade para empresas que vendem produtos presenteáveis. Além disso, é possível fovar em campanhas de indicação para amigos, aumentando a sua base de clientes.

Agosto

13 de agosto – Dia dos Pais

Nesse dia, o público-alvo são os homens, e os produtos mais vendidos são de categorias como roupas, sapatos e perfumes.

Outubro

12 de outubro – Dia das Crianças

O Dia das Crianças é a melhor data do ano para lojas de produtos infantis, como livros, brinquedos, roupas, etc.

Novembro

24 de novembro – Black Friday

A data mais aguardada do ano pelos comerciantes! Os consumidores esperam grandes promoções nos produtos, o que é uma oportunidade para os empreendedores aumentarem o volume das vendas e conquistarem mais clientes.

27 de novembro – Cyber Monday

A Cyber Monday é a segunda-feira após a Black Friday, sendo focada em na promoção de itens de tecnologia.

Dezembro

25 de dezembro – Natal

O Natal é outra data que movimenta os mais diversos segmentos, porém as compras são sempre focadas em presentear ente queridos.

31 de dezembro – Réveillon

As vendas do Réveillon são focadas em acessórios para as pessoas usarem na virada, e para entrarem no próximo ano com o pé direito.

Como aproveitar as datas comemorativas para vender mais

Além de ficar de olho no calendário para e-commerce de 2023, é essencial que você esteja preparado para aproveitar essas datas e converter bem. Por isso, separamos algumas dicas essenciais que vão te ajudar nisso:

Planeje com antecedência

A principal chave para ter sucesso nessas datas comerciais, é ter um calendário com todas as datas que você pode aproveitar, e planejar as suas campanhas e ações com antecedência. Analise dados e tendências do mercado para obter insights, converse com o seu time e observe o que os grandes players do mercado fazem.

Faça campanhas de e-mails

Engana-se quem acha que o e-mail está morto. Essa ainda é uma das principais ferramentas para converter leads em consumidores para a sua loja. Com um bom planejamento e técnicas de escrita persuasiva, é possível aumentar (e muito) as vendas.

Estude o seu público

Esse é um dos pontos mais importantes dessa lista. De nada adianta criar várias campanhas criativas, se elas não cumprem as expectativas do seu público. Além dos dados demográficos, analise as características gerais dele, se são pessoas que compram mais em quais datas, se compram mais pelo celular ou computador, etc.

Invista em layouts temáticos

O visual faz uma grande diferença na hora da compra. Adequar o layout do seu site para o tema da data comemorativa ajuda a atrair mais os consumidores, e é um excelente gatilho mental para incentivar a compra.

Além disso, é importante que o layout seja responsivo, para garantir uma boa experiência para todos os usuários.

Fique de olho em outras datas comemorativas

Apesar da lista acima trazer as maiores datas para os e-commerces, é importante dar atenção para outras datas que podem ser importantes para o nicho do seu negócio. Por exemplo, se você possui uma floricultura, você pode aproveitar o Dia da Árvore, dia 21 de setembro, para vender mais. Ou, se você tem uma loja de livros, o Dia do Livro, 23 de abril, vai te ajudar com as vendas. O segredo é ser criativo e se planejar.

Tenha uma plataforma de e-commerce que te ajude

Existem alguns aspectos importantes a se considerar na hora de analisar se a sua plataforma de e-commerce é a ideal, como:

  • Se possui API aberta para integrações, que vão te ajudar na gestão da sua empresa;
  • Integrações com transportadoras, para facilitar a logística;
  • Integrações com os maiores marketplaces, para ajudar a aumentar o volume das vendas;
  • Versatilidade para receber pagamento recorrente, caso você esteja interessado em vender planos;
  • Certificado se segurança de transação financeira;
  • Atendimento humanizado e personalizado, para lidar com os imprevistos e probleas;
  • One-step checkout, para garantir que ninguém desista da compra no último momento;
  • Chatbots, para oferecer um atendimento rápido aos visitantes do e-commerce;
  • Se é escalável, garantindo que o seu site não vai ficar fora do ar quando as visitas aumentarem;

A Betalabs é uma plataforma de ERP, e-commerce e clubes de assinatura que cumpre todos esses aspectos e muito mais. Com mais de 10 anos de história, 700 cases de sucesso e 500.000 assinantes, o sistema é preparado para ajudar todos os negócios, desde os pequenos até os grandes, a crescerem cada vez mias.

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