As Peças que Faltam para Crescer

post22

post22

Pequenos e médios empresários costumam ter grandes problemas com o financeiro.  Geralmente causados pela falta de informações e falta de conhecimentos contábeis.
A situação do fluxo de caixa deve ser uma das grandes preocupações para pequenos e médios empresários. Saber se seu negócio está indo bem, depende de um bom controle, e uma base rica em informações sobre seus negócios.

Empresários pequenos nem sempre tem caixa ou conhecimento para realizar uma analise completa da situação econômica de sua empresa.  Separamos aqui 5 pontos que podem lhe ajudar a manter o seu financeiro muito mais completo:

1. Quais são os seus custos?

As obrigações são aquilo que você deve. Mas o que você deve não é tão óbvio quanto a conta do aluguel. Existem os impostos sobre os salários dos funcionários, por exemplo. Empréstimos são uma obrigação clara, mas, ao pagá-los, é bom saber quanto do pagamento representa os juros.
Lembre-se que tudo o que acaba saindo do caixa  da empresa, pode ser considerado como custo.

2. Quanto custa para vender?

Parece uma conta simples de ser feita. Entretanto, é comum que tais cálculos estejam defasados.
Tenha sempre em mente que nem todos os custos são gerados da empresa para dentro. Propaganda, mão de obra, armazenamento e despesas gerais são os mais comuns, porém cada empresa tem suas particularidades.  Saber quanto custa para vender o produto é tão útil quanto saber quanto custa para fabricá-lo.

3. Qual é a sua margem de lucro?

Isso pode ser calculado dividindo as vendas totais pelo lucro. O correto é que  sua margem de lucro esteja aumentando ou estagnada diante dos messes. Caso sua margem diminuir, você  deve perceber rapidamente que deve ajustar seus preços. Não acredite que é possível compensar tal margem decrescente com o aumento das vendas. Este erro pode trazer grave desequilíbrio no caixa.

4. Quanto tempo leva para você cobrar as contas a receber?

A informação mais perturbadora para empresas com pouco dinheiro, acaba sendo a mais útil.
Mostrar quantos dias você funciona como um “banco” para as pessoas que devem dinheiro para você irá te mostrar quanto dinheiro poderia estar no seu caixa.
Para calcular, você precisa saber quantas vendas são feitas por dia, em média, e dividir pelo número de contas à receber.

5. Quais são as suas contas a pagar?

O lado contrário das contas a receber. Um aumento nas contas a pagar pode simplesmente refletir uma demora maior para pagar as contas ou uma quantidade maior de compras. Mas um aumento não planejado ou sem controle pode ser um alerta de que a força financeira da sua empresa está caindo.
Por isto, planeje seus custos com antecedência.  Utilize sempre o seu caixa primeiramente para quitá-los ,sem contar com o dinheiro que ainda irá entrar em caixa. Empresas de sucesso sabem que não se deve contar com o ovo, antes da galinha botá-lo.

Dicas simples como esta. Irão garantir que seu financeiro se mantenha sempre atualizado e saudável.
Por isto, oferecemos em todas as nossas soluções, o módulo de  financeiro completo, contando com impostos, centros de custo e outras funções que irão te deixar sempre a par do progresso da sua empresa.

Gostou das dicas?
Tiver alguma dúvida, entre em contato conosco via Chattelefone, ou pelo E-mail:atendimento@betalabs.com.br.

Até a próxima.
Betalabs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Whatsapp Comercial

  • Hidden
  • Hidden
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.