Abandono de carrinho: 11 estratégias para evitar isso no seu e-commerce

abandono de carrinho

No passado, o grande desafio das lojas virtuais era conquistar a confiança do consumidor, que na maioria das vezes hesitava na hora de comprar pela internet por medo de fraudes, por exemplo. Entretanto, os empreendedores digitais encontram outro desafio na conversão de vendas atualmente: uma alta taxa de abandono de carrinho virtual.

Hoje em dia, de acordo com pesquisa feita pelo IBOPE E-commerce, 85% dos consumidores dão preferência a compra online por conta de fatores como preços mais competitivos, praticidade de comprar sem sair de casa e ampla variedade de produtos, ou seja, esse cenário mudou bastante.

Porém, de acordo com dados da Enext, a taxa média de abandono de carrinhos no Brasil é de 61%, o que quer dizer que em alguma etapa desse processo de compra não está sendo satisfatória para o consumidor, e mesmo que ele tenha interesse no seu produto, ele acaba desistindo.

O que é um carrinho abandonado?

A expressão “carrinho abandonado” é um termo recorrente no dia a dia de um lojista virtual e deve ser encarada com a devida atenção para melhorar o desempenho da loja e evitar problemas maiores no futuro, sobretudo quando relacionado à satisfação do cliente, faturamento e concorrência no mercado.

De forma sucinta, um carrinho abandonado diz respeito a produtos adicionados ao carrinho da loja virtual, mas cuja compra não foi finalizada pelo cliente, isto é: o cliente desistiu de comprar na loja. Por isso, esse é um dos maiores pesadelos dos lojistas de todos segmentos, pois é preciso que os empresários analisem os possíveis motivos para os consumidores não concluirem as compras.

Por que isso acontece?

As razões apontadas pelos consumidores na pesquisa do IBOPE E-commerce para o abandono de carrinho são diversas: a política de verba mal esclarecida, a impossibilidade de salvar o carrinho com o objetivo de reutilizá-lo numa próxima visita, formulários para cadastro muito extensos, poucas opções de pagamento e demora na entrega.

Outros motivos por trás dessas desistências também podem ser o valor do frete, o preço do produto, o cliente só queria comparar os preços, não estava preparado para concluir a compra ou simplesmente achou melhor esperar um pouco mais.

Mas os principais motivos atrelados ao abandono de carrinho ainda dizem respeito ao desempenho da própria loja, como a (falta de) usabilidade, processos de identificação demasiadamente burocráticos, tempo ou mesmo erros de carregamento de páginas.

Quando relacionado a problemas na loja é imprescindível que o lojista identifique o problema ou etapa em que o cliente desiste da compra rapidamente e tome as medidas necessárias para tornar a loja mais eficiente. Carrinhos abandonados, além de comprometer o faturamento do negócio, podem afetar diretamente a imagem da marca ou reputação da loja de acordo com os motivos encontrados pelo cliente para não concluir seu pedido, contribuindo para que este busque um serviço de melhor qualidade na concorrência.

Sabendo disso, o empreendedor precisa encontrar maneiras de converter o consumidor mesmo com esses pontos que podem acabar atrapalhando o usuário na hora de tomar a decisão de fechar a compra. Para alcançar esse objetivo e diminuir a taxa de abandono do seu carrinho de vendas, separamos duas dicas que vão te ajudar a fazer mais usuários se tornarem clientes da sua loja virtual!

11 estratégias para diminuir a taxa de abandono de carrinho do seu e-commerce

Alertas

Desenvolva alertas para que o cliente seja notificado antes de fechar a janela do carrinho. Um simples aviso já é bem positivo para aumentar a taxa de conversão dentro do e-commerce e evitar possíveis perdas de venda por desatenção.

Remarketing

Invista em remarketing dentro do site. Na maioria das vezes, o comprador abandona o carrinho e retorna a sua loja virtual para adquirir outro produto. Inserir o item que foi rejeitado em destaque é importante para que esse cliente se lembre da necessidade que tinha anteriormente. Utilize o remarketing na web e defina um período para impactá-lo novamente, mas com moderação para não saturar o consumidor.

Desconto

Disponibilize cupons de desconto para os consumidores que já demonstraram interesse nos produtos.  A maioria das pessoas desiste da compra por conta do preço, então, se houver o desconto, as chances dele adquirir o produto aumentam.

Pontos de fuga

Deixe o processo de checkout simples e sem pontos de fuga, ou seja, links e elementos que possam tirar o foco do visitante da tarefa de finalizar a compra. É importante entender que muitas compras em lojas virtuais são feitas por impulso, portanto, é preciso ser o mais rápido possível.

Frete grátis ou múltiplas opções de frete

Muitos consumidores acabam escolhendo uma loja para comprar determinado produto porque ela oferece frete grátis, mesmo que o item em questão seja um pouco mais caro do que no concorrente, mas se essa diferença for menor do que o frete, o consumidor sempre vai preferir o frete grátis.

Por mais que seja complicado arcar com esse custo para atrair mais consumidores, existem algumas maneiras de tornar essa estratégia mais viável. Você pode estabelecer um valor mínimo de compra para oferecer frete grátis (o que pode ajudar no aumento do seu ticket médio), ou então trabalhar com frete grátis por região e, caso realmente seja impraticável trabalhar com frete grátis, você pode oferecer opções de frete com valores diferentes, para que o consumidor possa escolher o que for mais interessante.

Ofereça ajuda ao consumidor e melhore a experiência do usuário enquanto ele navega pelo seu site

Essa estratégia é fundamental para que você consiga converter aquele visitante que ainda não tem certeza se vai comprar ou não o seu produto. Por isso, é fundamental que a sua loja virtual consiga oferecer uma experiência de compra diferenciada para que o consumidor não desista de navegar pelo seu site.

Invista em melhorias para o seu e-commerce, tanto em navegabilidade quanto em segurança, traga informações de qualidade sobre os seus produtos, utilize imagens em alta resolução, ofereça um atendimento único e variadas opções de pagamento.

Muitas lojas possuem chats que podem tirar as dúvidas do cliente em tempo real, melhorando ainda mais essa experiência. Procure simplificar o cadastro do cliente para que essa parte também não seja burocrática e acabe fazendo o cliente desistir da compra. Dessa forma, você estará usando todas as ferramentas que possui ao seu favor para que a experiência do usuário seja a melhor possível e ele finalize o processo de compra adquirindo o seu produto.

Priorize a facilidade de navegação

Para obter um melhor resultado nas vendas, é necessário proporcionar uma experiência prazerosa de navegação na loja virtual, permitindo que o cliente adicione múltiplos produtos ao carrinho a partir de uma única tela, sem se deslocar por entre diversas páginas no processo.

Compatibilidade com dispositivos móveis

Não é nenhuma novidade que o consumidor contemporâneo está cada vez mais conectado e faz uso constante de dispositivos móveis como tablets ou smartphones. Portanto, para agradar a este tipo de cliente e aumentar as chances de conversão de sua loja virtual, é necessário pensar neste canal de compra, aperfeiçoando o checkout de sua loja para se adequar as dimensões das telas destes dispositivos e permitir que seu cliente adicione e remova produtos do carrinho, identifique-se, pague e conclua seu pedido com facilidade.

 Identificação e login

Talvez a etapa mais trabalhosa e que despende maior tempo no processo de compra em lojas virtuais é a identificação e login de clientes. Muitos clientes compram por impulso, e depender de processos burocráticos e compostos de múltiplas etapas pode fazer o cliente se questionar sobre a real necessidade do produto que está preste a adquirir. Uma boa alternativa para contornar o problema é permitir que o cliente se identifique através de redes sociais ou mesmo que conclua a compra sem precisar se cadastrar na loja, apenas fornecendo alguns poucos dados como nome, e-mail e CPF.

Diversifique as opções de pagamento

Muitos clientes tem preferência por um ou outro meio de pagamento em específico, seja por não terem outra forma de pagar ou simplesmente por simpatizarem com a forma de pagamento em questão. Oferecer múltiplas opções de pagamento ao cliente, bem como comodidades de preenchimento e alteração de dados é um bom caminho para aumentar as chances de concretizar vendas na sua loja virtual.

Invista em tecnologia

Para diminuir a taxa de abandono de carrinho da sua loja virtual, é essencial investir em uma plataforma e-commerce flexível e adequada para seu modelo de negócio é essencial para melhorar o desempenho de sua loja e evitar os pesadelos com carrinhos abandonados. Procure uma plataforma escalável, com boa usabilidade, integrações de marketing e gestão e um bom suporte para te ajudar perante os problemas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos Relacionados

Whatsapp Comercial

  • Hidden
  • Hidden
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.